uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Malvarosa ganha mais estacionamento mas autarcas criticam processo

A urbanização da Malvarosa, em Alverca, concelho de Vila Franca de Xira, vai ter mais lugares para estacionar. A comissão de moradores sempre defendeu que havia estacionamento em falta e de acordo com as soluções encontradas pelo município alguns espaços verdes vão desaparecer para dar lugar a parqueamento, como o caso da rua Eng. Moniz da Maia. Já na rua Eng. Vaz Guedes o trânsito vai passar a efectuar-se num só sentido para criar estacionamento na outra via.
Esta proposta foi aprovada por maioria na Assembleia de Freguesia de Alverca e Sobralinho, realizada no dia 16 de Dezembro. No entanto a oposição lançou críticas à forma como se desenrolou o processo, já que a Comissão de Trânsito da Assembleia não foi consultada acerca das alterações que a câmara propõe fazer.
“É com alguma tristeza e indignação que recebemos este ponto. Parece que há autarcas de primeira e autarcas de segunda. Nós temos uma Comissão de Trânsito na Assembleia. Reunimo-nos e fomos à Malvarosa. Estivemos com elementos da comissão de moradores, enviamos o relatório para a câmara municipal e da parte deles nada, fomos completamente ignorados. Agora o município, directamente com a comissão de moradores, faz uma série de alterações ao regulamento de trânsito e nós aqui vamos fazer voto de cruz. Isto é triste. E o que vem em acta do executivo da junta reflecte exactamente isso. Eles reúnem e nós precisamos de aprovar”, afirmou Adão Conde da Coligação Novo Rumo.
Da bancada da CDU também saíram críticas. Carlos Gonçalves apontou que será a Câmara de Vila Franca de Xira a promover as obras à custa do erário público. “A quem compete criar esses lugares? Ao promotor. Quem vai custear a obra? A câmara municipal. Quem vai pagar? Somos todos nós. Mas a câmara é relutante em accionar as garantias bancárias que permitem resolver estes problemas sem honorários, mas não faz. Todas estas alterações deviam vir à Comissão de Trânsito e depois é que poderíamos votar, e foi feito o processo inverso”, apontou o autarca.
João Fernandes (BE) concordou com o plano de trânsito mas salientou que “estes lugares não vão solucionar o problema”, pois acredita que toda a urbanização foi pensada erradamente e apela à necessidade dos autocarros passarem pela Malvarosa.
O processo também não agradou à bancada socialista. “O respeito entre instituições é para preservar. A comissão de trânsito da assembleia da freguesia esteve no local, ouviu os moradores e dentro das suas competências pediu parecer da câmara. Até à data não recebemos nada. Este respeito deve ser preservado para evitar comentários de que o poder central não quer saber do poder autárquico e pelos vistos por vezes não queremos saber uns dos outros”, apontou José Chumbo. A proposta acabou por ser aprovada, com a Coligação Novo Rumo a abster-se.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido