uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Não se verificam os piores cenários de meningite em Vila Franca de Xira

Não se verificam os piores cenários de meningite em Vila Franca de Xira

Mais crianças foram ao hospital com sintomas mas não se confirmou infecção. Município afiança que a normalidade foi reposta e que o procedimento de prevenção adoptado foi o correcto.

Não se confirmaram as suspeitas de quatro crianças da escola básica de Povos que, entre segunda e terça-feira, deram entrada no Hospital de Vila Franca de Xira com sintomas que se suspeitava serem de meningite bacteriana. As análises deram negativo e as crianças foram enviadas para casa. A informação foi confirmada pelo município de Vila Franca de Xira.
Uma menina de seis anos que é, até agora, o único caso confirmado da doença, apresenta melhorias no seu estado de saúde e já abandonou os cuidados intensivos do Hospital da Estefânia. “Quando soubemos desse foco de infecção articulámos logo com o agrupamento de escolas e como houve uma festa de Natal, onde a criança tinha estado, entendemos por bem falar com os pais de todas as outras crianças para começarem a tomar a medicação. Não foram diagnosticados mais casos e todas as medidas necessárias foram tomadas com a saúde pública”, assegurou Fernando Paulo Ferreira, vice-presidente do município.
Recorde-se que mais de centena e meia de pessoas, que estiveram na quinta-feira, 15 de Dezembro, na festa de Natal da escola básica de Povos, em Vila Franca de Xira, foram chamadas para realizar com urgência a profilaxia de prevenção devido ao facto de uma das crianças do grupo ter apresentado sintomas de meningite bacteriana. É uma doença grave que pode comportar risco de vida. A delegada de saúde local, Marília Alves, já tinha assegurado que não havia motivos para alarme.
A septicemia meningocóccica é transmitida pela pessoa doente através de gotículas expelidas da tosse ou espirros. Apresenta como sintomas febre alta, dor de cabeça e rigidez do pescoço. A septicemia começa com sintomas de gripe, como febre e calafrios, dores no corpo, mal-estar e náuseas. Mas depois os sintomas evoluem rapidamente chegando a dar lugar a dores abdominais, diarreia e vómitos. Outros sintomas possíveis incluem confusão mental, letargia e taquicardia.

Não se verificam os piores cenários de meningite em Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido