uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Variante para acabar com passagem de nível das Assacaias só em 2018

Variante para acabar com passagem de nível das Assacaias só em 2018

Infraestruturas de Portugal compromete-se com Câmara de Santarém em fazer projecto no próximo ano

A variante da Senhora da Saúde em Santarém, falada há muitos anos, não vai ser uma realidade antes de 2018, anunciou o presidente da câmara, Ricardo Gonçalves, na última assembleia municipal. Mas para já renovou-se a esperança da possibilidade de, com a construção da variante rodoviária à linha ferroviária do Norte, se suprimir a passagem de nível das Assacaias, que é um entrave no acesso a Alcanhões. Com esta variante alivia-se também grande parte do trânsito que tem de atravessar a passagem da linha na Ribeira de Santarém.
Ricardo Gonçalves explicou na reunião de quinta-feira, 22 de Dezembro, que a Infraestruturas de Portugal se comprometeu a fazer o projecto da variante durante o ano de 2017. A entidade pública que gere as estradas e linhas de caminho-de-ferro pretende também lançar a obra em 2018. Os custos da empreitada serão a dividir em partes iguais entre a Câmara de Santarém e a Infraestruturas de Portugal, que ficou de enviar em breve ao município uma proposta de protocolo. A supressão da passagem de nível de Assacaias é uma ambição antiga e já em 2005 a Assembleia Municipal de Santarém tinha aprovado uma declaração de interesse público da obra, com vista a avançarem-se com expropriações de terrenos. Na altura o valor estimado para pagar aos proprietários rondava os 405 mil euros. Na assembleia foi ainda aprovado o protocolo a realizar entre a então Rede Ferroviária Nacional (Refer) e o município para o financiamento da construção da variante mas o processo ficou na gaveta estes 11 anos.
Em 2005 a execução da variante tinha um custo estimado de dois milhões de euros e um prazo estimado de execução de um ano.

Variante para acabar com passagem de nível das Assacaias só em 2018

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido