uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Diego foi o único a nascer em Abrantes no primeiro dia de 2017

Diego foi o único a nascer em Abrantes no primeiro dia de 2017

Bebé é filho de casal residente no concelho de Ponte de Sôr

O primeiro bebé a nascer em 2017 na maternidade do Hospital de Abrantes é um rapaz. Diego não nasceu logo nas primeiras horas do primeiro dia do ano. Esperou até às 21h27 e foi o único parto do dia. O menino, filho de Maria Manuel César, de 26 anos, e de João Saruga, nasceu saudável com três quilos e 665 gramas. Diego é o primeiro filho do casal de Tramaga, Ponte de Sôr. A mãe, solteira, não vive com o pai mas afirma que o bebé foi planeado.
Maria César deu entrada no Hospital de Abrantes às 9h00 do dia 1 de Janeiro já com 40 semanas e dois dias de gestação. E depois de muitas horas de espera, o parto acabou por ser através de cesariana. “Não fazia a dilatação e o bebé estava muito subido”, contou a
O MIRANTE.
Como qualquer mãe, Maria manifesta-se feliz. “Podemos passar por muito mas é sempre um final feliz”. Um filho “é a única coisa verdadeiramente nossa”, diz.
Por norma as mulheres do concelho de Ponte de Sôr dão à luz na maternidade do Hospital de Portalegre, mas Maria escolheu Abrantes para terra natal de Diego. “Por proximidade e porque aqui os profissionais tratam bem os utentes”, esclarece.
Tal como todos os bebés que nascem em Abrantes, Diego ganhou um gorro do projecto Tricontanças, idealizado pela enfermeira Paula Alexandra e que faz dois anos em Maio.
O projecto mobiliza as enfermeiras do Centro Hospitalar Médio Tejo e outras voluntárias que tricotam à mão os gorros para oferecer aos recém-nascidos. “Há uma envolvência da comunidade abrantina neste projecto. Incluindo das idosas dos lares e centros de dia do concelho”, explica a mentora. Depois de chegarem ao Hospital de Abrantes, os gorros são lavados, etiquetados e embalados. Cada mãe escolhe o que mais gostar para o seu filho.

Diego foi o único a nascer em Abrantes no primeiro dia de 2017

Mais Notícias

    A carregar...