uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Luckie Duckies comemoram 30 anos com novo disco totalmente em português

Luckie Duckies comemoram 30 anos com novo disco totalmente em português

Banda da Póvoa de Santa Iria vai percorrer o país em 2017 para comemorar três décadas de vida. No primeiro trimestre deste ano lançam novo disco, pela primeira vez todo cantado em português.

“Estes 30 anos foram de muita luta contra os lobbies para manter o nome dos Luckie Duckies à superfície”, diz Marco António, vocalista e fundador da banda nascida em 1987 na Póvoa de Santa Iria, no concelho de Vila Franca de Xira. “Para uma banda não basta existir e ter talento, é preciso combater muito com os meios de comunicação e fazer marketing para que haja resultados. Há muitas bandas de baile com muito talento mas que não chegam a todos os portugueses por causa desse obstáculo”, sustenta.
Foi a 25 de Abril de 1987, no aniversário de Marco, que nasceram os Luckie Duckies. A banda que ensaiava no Grémio Dramático Povoense conseguiu destacar-se e logo nesse ano integrou o programa da RTP1 “Estúdio 4”, apresentado por Luís Pereira de Sousa, que os fez chegar ao grande público. Três décadas depois vem a reinvenção.
Há 30 anos que os Luckie Duckies reinterpretam clássicos das décadas entre 1920 e 1960, com um som revivalista de géneros como o jazz, o swing e o rock’n’roll, e actualmente preparam o lançamento de um novo disco para o primeiro trimestre deste ano. Mas desta vez não se inspiram em canções de Elvis Presley, Nat King Cole, Frank Sinatra ou Ella Fitzgerald e olham para clássicos portugueses das décadas 1940, 1950 e 1960.
“Os Patinhos Sortudos na Língua de Camões” é o nome do disco com 12 novos arranjos para temas como “Nem Às Paredes Confesso” de Artur Ribeiro, “Sonhos” de José Manuel Concha ou “Esquece” d’Os Ekos - uma viragem que responde ao apelo do público e de uma necessidade da banda: “tivemos sempre críticas saudáveis, muitos fãs adoram-nos, mas muitos pediam que cantássemos na língua de Camões. E por uma questão de consciência, uma vez que já reinterpretámos muitos clássicos estrangeiros, perguntámo-nos que fazer mais? Optámos pela música portuguesa, embora já tivéssemos gravado alguns temas em português como o ‘Tão Bom’ de António Calvário e Madalena Iglésias”, conta o vocalista dos LUCKY DUCKIES, hoje com 49 anos.
No disco está ainda um original escrito por Marco, “Na Língua De Camões”, que, admite, foi difícil de compor: “Para mim é mais fácil compor em inglês porque há muitos anos que trabalho nessa língua e nesse tema homenageio os grandes letristas portugueses como Fernando Pessoa, Sérgio Godinho, Rosa Lobato de Faria ou Carlos Tê”.
Comemorar os 30 anos ao vivo no Ribatejo
A digressão nacional dos 30 anos dos Luckie Duckies já tem datas para o Estoril e Caldas da Rainha em Janeiro, Porto e Chaves em Fevereiro e a 26 de Maio na Feira de Maio de Azambuja, mas é vontade de Marco António tocar mais na região onde se sente em casa. “Propusemos à Câmara de Vila Franca de Xira tocar no Colete Encarnado porque faria todo o sentido nos 30 anos da banda, mas estamos à espera de resposta sem pressas. Já na Póvoa de Santa Iria, onde nascemos, também faria sentido. No entanto sabemos que se houver concerto em Vila Franca de Xira torna-se difícil actuar na Póvoa porque é no mesmo concelho, mas veremos”, afirma.
O desejo passa ainda por tocar noutros municípios do Ribatejo, numa altura em que os Luckie Duckies estão a agendar mais datas. “Há uma coisa que digo sempre em todos os concertos, sinto-me tão bem como se estivesse no Ribatejo e isso é um orgulho para mim”, remata.

Futuro passa pela lusofonia

O futuro dos Luckie Duckies passa pela língua portuguesa, afirma Marco António que quer acrescentar mais repertório nacional para os concertos. “Queremos tocar para as comunidades de emigrantes e representar e defender o nome de Portugal em festivais de música do mundo. Com o inglês houve sempre essa dificuldade em entrar em festivais do género”, acrescenta. E essa vontade passa pelo lançamento da “parte segunda” do novo disco da banda “Na Língua de Camões”, que tem como subtítulo “parte primeira”. O lançamento da segunda parte do trabalho está planeado para o segundo semestre de 2018.

A saber:

Galardoados como Personalidade do Ano na Área da Cultura em 2013 por O MIRANTE, os Luckie Duckies têm no currículo actuações por todo o país, cadeias de hotéis e festivais de todo o mundo e cruzeiros. Gravaram alguns dos seus concertos para edições de coleccionador e lançaram dois discos, “Glamour & Nostalgia - Part One” em 2010 e “Glamour & Nostalgia - Part Two” em 2013. Têm ainda um DVD editado em 2014 e no ano passado lançaram o DVD “The Lucky Duckies Live At Sintra”. Hoje a formação é comporta por: Marco António e Cláudia Faria na voz, João Santos na guitarra, João Carreira no piano, Sérgio Fiúza no baixo e Diogo Carvalho na bateria, tendo como músico convidado regular o guitarrista Pedro Soares.

Luckie Duckies comemoram 30 anos com novo disco totalmente em português

Mais Notícias

    A carregar...