uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Orçamento no Cartaxo aprovado sem votos contra pela primeira vez em 15 anos

Transformar antigo posto da GNR em Arquivo Histórico Municipal é uma das obras previstas no documento para 2017.

A Assembleia Municipal do Cartaxo, município com graves problemas financeiros, aprovou no dia 27 de Dezembro sem votos contra o orçamento de 2017 proposto pela maioria PS, no valor de 39,7 milhões de euros. Esta é a primeira vez nos últimos 15 anos que o documento é aprovado sem votos contra da oposição.
Em comunicado, a concelhia do PS destaca que, desde 2002, um orçamento da Câmara Municipal do Cartaxo, município liderado por Pedro Magalhães Ribeiro (PS), não era aprovado sem votos contra na assembleia municipal, facto que, defende, “espelha o consenso que existe em torno da definição das prioridades definidas por este executivo, num mandato marcado pela asfixia financeira e operacional em que se encontrava o município em 2013”.
No documento, o PS Cartaxo diz ver com “satisfação” que o orçamento para 2017 dá prioridade aos investimentos referentes ao “arranque das obras co-financiadas por fundos comunitários”, à concretização da “segunda fase do plano de recuperação da rede viária municipal”, ao “novo plano de manutenção dos espaços verdes” e “requalificação do espaço público e de vários equipamentos desportivos e recreativos”.
Nas obras co-financiadas por fundos comunitários, o município do Cartaxo irá aceder a cerca de 5,4 milhões de euros de investimento, para intervenções, entre outras, no Centro Escolar de Pontével (1,2 milhões de euros), eficiência energética (957 mil euros) e no Plano de Acção Mobilidade Urbana Sustentável (928 mil euros) que prevê o melhoramento dos abrigos para paragens de autocarros, construção de ciclovia, melhoramento de passeios e alargamento do parque de estacionamento em Santana.
Já o Plano de Acção de Regeneração Urbana, dotado com cerca de 2,27 milhões de euros, prevê a requalificação do antigo posto da GNR para o transformar em Arquivo Histórico Municipal, a reabilitação do Mercado Municipal e melhoramentos em diversas ruas e largos no Cartaxo.
A votação do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2017 e do Programa de Ajustamento Municipal, no âmbito do Fundo de Apoio Municipal (FAM), contou com 14 votos a favor e 12 abstenções.

Mais Notícias

    A carregar...