uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Masterclass de cinema italiano em Vila Franca de Xira

Iniciativa vai custar três mil euros aos cofres municipais

Vai realizar-se durante o mês de Fevereiro no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, uma masterclass de cinema neorealista italiano, coordenada por Lauro António. Os filmes a exibir bem como as datas finais do evento não foram ainda revelados.
A iniciativa, promovida pela Câmara de Vila Franca de Xira, vai custar três mil euros aos cofres públicos. A proposta foi aprovada na última reunião pública do executivo municipal. A autarquia vai pagar a verba à Sociedade Portuguesa de Autores e as inscrições dos interessados reverterão para o município.
A masterclass consiste na abordagem das ideias base do período inicial do movimento neorrealista italiano (1945-1957) e das repercussões que induziu no cinema português de meados do século XX, ainda que com contextos históricos muito diferenciados, através da visualização dos filmes “mais significativos deste período”, complementada por um debate orientado por Lauro António, divulga o museu na sua página oficial.
A premissa é descobrir o trabalho de uma geração de cineastas que se haveria de impor como das mais importantes do cinema, onde se incluem Vittorio De Sica, Cesare Zavattini, Roberto Rossellini, Luchino Visconti, Federico Fellini, Michelangelo Antonioni, Dino Risi, Pietro Germi, Aldo Vergano, Mario Comencini, entre outros.

Mais Notícias

    A carregar...