uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alvega na mira dos ladrões de alfaias e máquinas agrícolas

Alvega na mira dos ladrões de alfaias e máquinas agrícolas

Em 2016 houve pelo menos quatro furtos registados pela GNR nessa zona. Perto do final do ano desapareceram de uma propriedade uma grade de discos, uma charrua e uma fresa. Esse foi o último caso conhecido no concelho de Abrantes.

O empresário João Chorão, proprietário de uma empresa metalomecânica com sede em Santa Iria da Azóia (Loures) e oficinas em Coruche, continua privado das suas actividades agrícolas, em Alvega, concelho de Abrantes. Do seu terreno rural foram furtadas, no dia 21 de Dezembro, três alfaias agrícolas – uma grade de discos, uma charrua e uma fresa – “no valor aproximado de 15 mil euros” contou a O MIRANTE.
A propriedade não é cultivada pelo dono, mas sim por três dos seus irmãos que, reformados, trabalham a terra, base da sua alimentação, e tratam do olival e da vinha. Foi o cunhado, Augusto Mourato, de 71 anos, residente em Alvega, quem nesse dia deu pelo furto das alfaias.
“Ia plantar umas couves e quando cheguei perto da propriedade vi que os portões estavam abertos. Suspeitei logo que algo estava mal”, refere a O MIRANTE Augusto Mourato. Os dois portões foram arrombados e uma testemunha disse aos militares da GNR ter visto uma carrinha branca com alfaias cor de laranja a sair da estrada das traseiras cerca das 11h45.
As alfaias continuam desaparecidas, e este “foi o último furto comunicado em 2016, no concelho” de Abrantes avançou a O MIRANTE o capitão Flambó, do Destacamento Territorial de Abrantes da Guarda Nacional Republicana.
“Todos os anos acontecem números deste tipo”, explica. E no ano passado verificaram-se no concelho de Abrantes “cinco a seis furtos desta natureza”, número considerado “não preocupante” apesar de “quatro deles terem ocorrido na zona de Alvega e Lampreia”, na União de Freguesias de Alvega e Concavada, confirma.
Entre esses furtos conta-se o de um tractor agrícola encontrado no dia 10 de Dezembro pela GNR de Abrantes – furtado nessa madrugada – no local de Foros de Carregal, também na mesma freguesia.
O processo de furto das alfaias continua em fase de inquérito “sem suspeitos identificados”, garante o capitão Flambó, acrescentando a impossibilidade de se saber “nesta fase do processo” se é acção de um grupo organizado.

Alvega na mira dos ladrões de alfaias e máquinas agrícolas

Mais Notícias

    A carregar...