uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Rui Vitória eleito Personalidade do Ano Nacional pela redacção de O MIRANTE

Rui Vitória eleito Personalidade do Ano Nacional pela redacção de O MIRANTE

Treinador do Benfica já tinha sido Personalidade da Área do Desporto em 2007

O MIRANTE elegeu Rui Vitória como Personalidade do Ano - Nacional. A escolha é óbvia se se tiver em conta o seu percurso como treinador de futebol mas o prémio é também atribuído pelas suas qualidades humanas e pelo facto de nunca ter alterado a sua postura e a sua maneira de ser apesar dos êxitos profissionais e do relevo mediático que isso lhe proporcionou.
Esta é a segunda vez que O MIRANTE atribui uma distinção ao treinador natural de Alverca. Em 2008, Rui Vitória recebeu o Prémio Personalidade do Ano na Área do Desporto referente a 2007. Na altura estava ao serviço do Centro Desportivo de Fátima e já lhe eram reconhecidas as qualidades que teve oportunidade de mostrar ano após ano por todos os clubes por onde passou, nomeadamente Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães e Benfica.
Esta é a segunda vez que O MIRANTE atribui o Prémio Personalidade do Ano - Nacional. No ano passado o distinguido foi Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa.
Rui Carlos Pinho da Vitória confidenciou a O MIRANTE em Fevereiro de 2008 que já aos 9 anos, quando começou a sua carreira de jogador, dizia que o seu sonho era ser treinador. Foi por isso com naturalidade que, quando chegou a altura de entrar para o ensino superior não hesitou, licenciou-se em educação física com a opção de futebol na Faculdade de Motricidade Humana.
A sua estreia como treinador aconteceria aos 32 anos de idade. Ainda era jogador no activo, no Alcochetense, quando foi convidado pelo Vilafranquense para treinar a equipa sénior. Ao fim de duas épocas, deixa o clube para treinar os juniores do Sport Lisboa e Benfica.
Em 2006 vai para o Centro Desportivo de Fátima onde fica quatro temporadas. A seguir passa para a Primeira Liga treinando o Paços de Ferreira, o Vitória de Guimarães, onde ganha uma Taça de Portugal numa final contra o Benfica, e em 2015 assume o comando técnico do Benfica, conquistando o campeonato e fazendo do clube tricampeão.
No dia 2 de Março, quando receber o prémio Personalidade do Ano - Nacional, Rui Vitória vai levar consigo para o palco, bem junto ao coração, dois espectadores especiais. O pai e a mãe que faleceram num acidente de viação antes do seu primeiro jogo como treinador mas que ele sabe que nunca deixarão de o acompanhar e incentivar, estejam onde estiverem.

Rui Vitória eleito Personalidade do Ano Nacional pela redacção de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...