uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Cegada de Alverca apresenta programação ambiciosa para todos os gostos
aposta. Rui Dionísio e a sua equipa prepararam um programa sem igual para este ano

Cegada de Alverca apresenta programação ambiciosa para todos os gostos

Cidade ribatejana volta a estar este ano no mapa cultural da região e do país. O Cegada Grupo de Teatro revela, de uma só vez, toda a programação que vai apresentar este ano. São 26 trabalhos distribuídos em 61 sessões com arte para todos os gostos.

O Teatro Estúdio Ildefonso Valério em Alverca, concelho de Vila Franca de Xira, vai receber em palco até ao final deste ano 61 sessões que corporizam 26 trabalhos culturais, divididos entre teatro profissional e amador, música, dança e cinema. É a primeira vez na região que uma companhia de teatro, o Cegada, apresenta de uma só vez a totalidade da sua programação para um ano inteiro. Por norma essa apresentação é semestral ou mesmo trimestral.
“Este programa nunca antes foi feito no município e não conheço outro teatro, nem mesmo os nacionais como o D. Maria, que apresente de uma assentada, de forma integral, a programação para 2017 como o Cegada está a fazer. Vamos ter uma média superior a uma sessão por semana, actividade regular e bastante intensa para todos os gostos”, explica a O MIRANTE Rui Dionísio, director artístico do Cegada.
O grupo de teatro é a entidade que programa, organiza e é responsável pela programação deste ano do Teatro Estúdio Ildefonso Valério, com o apoio de uma subvenção da Câmara de Vila Franca de Xira. “É uma programação de serviço público e bastante eclética, com actores nacionais e companhias profissionais mas ao mesmo tempo espaço para os grupos amadores do concelho, escolas e criação de intercâmbios artísticos”, nota Rui Dionísio.
O Cegada vai também estrear três peças da sua autoria este ano. “Este é um teatro que vai acolher toda a gente e a expectativa não podia ser melhor. Acreditamos que a cultura e a actividade artística depende da sua proximidade com as pessoas”, conclui.
O primeiro evento do ano, um concerto de ano novo, esgotou a sala. A apresentação pública do programa está marcada para sábado, 21 de Janeiro, pelas 18h00. A entrada é livre e está prevista a actuação da fadista Marta Rosa. Depois, às 21h30, estreia “Cavalo manco não trota” de Luís Del Val, encenado por Bruno Martins e interpretado por Luís Vicente - actor que celebrizou a personagem Átila na série televisiva dos anos 90 “Duarte e Companhia”.

O que está para vir
O ano começa no Cegada com a peça “Variações à beira de um lago” de David Mamet, com José Peixoto e Vítor Santos, dias 20 (21h30) e 22 de Janeiro (16h00). Além da reposição de “Boeing Boeing” nos dias 22 de Janeiro, 4 e 5 de Fevereiro, o teatro acolhe também a peça “Vidas Marginais”, a partir de uma obra de Bernardo Santareno nos dias 27 e 28 de Janeiro, pela companhia de teatro Ato Certo.
De 4 de Março a 9 de Abril decorrerá um festival de teatro para a infância com peças de Hans Christian Andersen (“O Patinho Feio”), Ondjaki (“Escuridão Bonita”) e Miguel de Cervantes (“D. Quixote de La Mancha”). Está também agendada a peça “À-Bi-Tá”, pelo colectivo PIM.
Ao longo do ano vão também passar por Alverca as companhias “Artistas Unidos” com a peça “Frágil” (a 12 de Maio), o PUF Colectivo com “Mãe de Água” (a 06 de Maio), o Acho-te uma Graça com a peça “A vida da Morte” (a 13 e 14 de Outubro) e também grupos do concelho, a saber: Gruta Forte Teatro, Grémio Dramático Povoense, Artifontinhas e o Grupo de Teatro Esteiros. Para os dias 2 e 3 de Junho está prevista a actuação do clube de teatro do agrupamento de escolas Reynaldo dos Santos e a 9 e 10 de Junho sobe ao palco o Pancadinhas, espectáculo do clube de teatro da escola secundária Gago Coutinho.

Cegada de Alverca apresenta programação ambiciosa para todos os gostos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido