uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Programa Operacional Alentejo 2020 já aprovou candidaturas de 420 milhões
Roberto Grilo presidente da CCDR do Alentejo

Programa Operacional Alentejo 2020 já aprovou candidaturas de 420 milhões

O Programa Operacional Regional do Alentejo - Alentejo 2020, que abrange a Lezíria do Tejo, no distrito de Santarém, já aprovou candidaturas para o reforço da competitividade e internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME), no valor de 176 milhões de euros. Entre estas estão também candidaturas para a consolidação do sistema regional de investigação e inovação, através da promoção da transferência do conhecimento científico e tecnológico para as empresas. Ao todo, no geral, já foram aprovados 420 milhões de euros de investimentos em várias áreas.
O Alentejo 2020 tem uma dotação global de fundos europeus de cerca de um milhão de euros. Para além das operações aprovadas, o programa já assumiu compromissos no valor de 549 milhões de euros, mais de metade da dotação global. “Estes compromissos correspondem aos planos contratualizados com as comunidades intermunicipais (nas quais se inclui a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo).
Segundo o programa operacional, no início deste ano de 2017 “foi decidido o concurso de conservação, protecção, promoção e desenvolvimento do património cultural e natural que havia sido aberto em 2016”. O concurso só agora foi decidido porque houve “necessidade de encontrar soluções que permitissem dar resposta às candidaturas com avaliação de mérito relevante em articulação com a estratégia definida pelo Alentejo 2020 para esta tipologia de investimento”. Foram aprovados 35 projectos que representam um investimento de 32 milhões de euros, apoiados pelos fundos comunitários em 24 milhões de euros.
Até agora o programa recebeu 2115 candidaturas e aprovou 917, que representam um investimento total de 420 milhões de euros com 271 milhões e euros de comparticipações através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Fundo Social Europeu. Para a competitividade e internacionalização das empresas foram aprovados 594 projectos.

Programa Operacional Alentejo 2020 já aprovou candidaturas de 420 milhões

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido