uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante

Construção de central de betão em Alverca continua num impasse

Agência Portuguesa do Ambiente continua a estudar o processo

Edição de 19.01.2017 | Sociedade

A central de betão que começou a ser construída antes do Verão de 2016 no Casal das Areias em Alverca, concelho de Vila Franca de Xira, ainda não está concluída nem a funcionar enquanto aguarda parecer da Agência Portuguesa do Ambiente. A obra foi suspensa devido às dúvidas manifestadas pela câmara sobre a forma como a central foi implantada e se está a cumprir com o que estava previsto em projecto, sobretudo no que diz respeito a uma linha de água que passa no local.
O promotor considera que está a cumprir o projecto no que diz respeito a essa linha de água e por isso não apresentou qualquer projecto alternativo, pelo que o município de Vila Franca de Xira foi forçado a enviar esses argumentos para apreciação da APA, que será o organismo que terá a palavra final sobre o assunto.
O caso da central de betão foi levado à discussão na última reunião pública de câmara pelo vereador da CDU Nuno Libório, que quis saber o ponto da situação. Numa das últimas reuniões públicas de câmara em que o assunto foi discutido o presidente do município, Alberto Mesquita (PS), já tinha lembrado que a obra está suspensa por causa de “questões de pormenor” que só depois de cabalmente esclarecidas é que poderão ser retomadas.
Alberto Mesquita afirmou na altura que tinha dúvidas sobre a forma como a central foi implantada e informou que a obra estava “suspensa para que a APA se possa pronunciar e verificar se o que estava aprovado em termos de projecto está implementado. Achamos que não”.
O presidente da câmara já várias vezes lembrou que o assunto é “politicamente interessante”, em especial com eleições à porta, e lembra que o Plano Director Municipal já permitia a instalação de uma central de betão na zona.

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido