uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Toureiros brilham no relvado em jogo solidário

Toureiros brilham no relvado em jogo solidário

Futebol na Moçarria envolveu artistas das arenas e jogadores veteranos do clube da casa

Várias figuras do toureio nacional trocaram as arenas pelo relvado na manhã de sábado, 14 de Janeiro, na Moçarria, concelho de Santarém. Um jogo solidário entre a equipa de veteranos do Moçarriense e alguns dos principais nomes da tauromaquia nacional acabou com a vitória por 3-2 dos visitantes que saíram em ombros.
São quase 11h00 e o bandarilheiro João José dá a táctica no balneário mas ninguém se entende. A equipa de veteranos do Moçarriense já espera fora dos balneários e alguns jogadores vão comentando com O MIRANTE que os toureiros “estão com medo de entrar em campo porque estão habituados a um campo redondo”.
A cavaleira Mara Pimenta não quer equipar-se e vai dizendo que não tem muito jeito para jogar futebol. “A minha área é mais o toureio”, diz.
Começa então o jogo. As posições não estão muito bem definidas e cada um escolhe a sua. O bandarilheiro Pedro Gonçalves diz que a sua posição é médio mas que a sua preferência “são as minis”. O jovem matador de toiros Diogo Peseiro é o primeiro a marcar. Conta a O MIRANTE que jogou nas camadas jovens do União de Almeirim e que por isso até tem algum jeito com os pés. “Até podia ter seguido uma carreira de futebolista mas a paixão e a adrenalina dos toiros falou mais alto”, explica o jovem matador que acabou por marcar mais dois golos para os toureiros.
O bandarilheiro Cláudio Miguel organizou o jogo e explica que foi tudo muito rápido. “Tive a ideia e passadas duas semanas aqui estamos. O facebook para conseguir contactar todos foi fundamental”.
O cavaleiro Filipe Gonçalves é o mais animado do grupo dos toureiros. “Não sei jogar muito bem mas consigo atrapalhar o adversário. Não os tenho deixado jogar nada. Estou impressionado comigo próprio. Consigo pensar melhor dentro da arena do que aqui... a bola atrapalha-me”, explica a O MIRANTE por entre sorrisos.
Quem assiste ao jogo vai dizendo que os toureiros “estão a ser levados ao colinho”. Filipe Gonçalves responde. “Já levei dois ou três ao colinho que eles já não se aguentam nas canetas”, referindo-se a algumas entradas mais fortes.
Para o cavaleiro Marcelo Mendes estar dentro da arena é mais fácil. “Canso-me menos e estou mais habituado. Estamos a ganhar, o que é importante, e temos um equipamento vermelho, por isso não podia estar a correr melhor”, diz.
Nem todos os adeptos do Moçarriense são da opinião de que os toureiros estão a ser ajudados pelo árbitro. “Os toureiros estão a jogar melhor e depois de almoço alguns vão mesmo sair em ombros”, comentam por entre gargalhadas.

Toureiros brilham no relvado em jogo solidário

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido