uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Natação da Póvoa de Santa Iria está bem e recomenda-se

Natação da Póvoa de Santa Iria está bem e recomenda-se

Centro Popular de Cultura e Desporto teve, no início deste ano, cinco jovens nadadores chamados a estágios da selecção nacional e o feito não é inédito. Uma boa folha de serviços para um clube que se inscreveu na Federação Portuguesa de Natação há apenas dois anos.

O Centro Popular de Cultura e Desporto (CPCD) da Póvoa de Santa Iria está de parabéns. Cinco atletas da natação foram convocados para um estágio da selecção nacional, que se realizou nos fins-de-semana de 7 e 8 de Janeiro e de 14 e 15 de Janeiro, no Estoril e Almada, respectivamente. Estes estágios abrangeram duas associações (Lisboa e Santarém) e visaram identificar os dez melhores de cada grupo com cerca de 40 atletas.
O feito não é inédito. Nicole França e Soraia Delgado, de 11 anos, foram chamadas aos três estágios da selecção, na categoria de cadetes, que se realizaram em 2016. Carolina Nascimento, de 12 anos, esteve também o ano passado presente num dos estágios, como infantil. “Esta chamada foi exigente, os treinos foram difíceis e cansativos, mas por outro lado muito divertido. Conhecemos pessoas novas e convivemos com as nossas rivais. Aperfeiçoamos a técnica e aprendemos novos exercícios”, referem Nicole e Soraia.
Os treinos de natação são uma rotina para estes cinco atletas quase desde nascença. Nicole e Carolina começaram a praticar natação com 6 meses. As atletas gostaram tanto do desporto que nunca mais pararam. Já Soraia quis aprender a nadar para que, nas férias, não tivesse de pedir ajuda aos pais para se manter à superfície da água. A recusa dos pais esbarrou no conselho do médico, que identificou a coluna da jovem, na altura com 7 anos, como um “pouco torta”. “Ao início o foco era só a coluna mas depois fiquei cada vez melhor e passei a competir. Agora luto para ser uma das melhores”, afirma Soraia.
A competição é bem visível entre estas crianças. Procuram sempre saber quem é a melhor na pista. Daniel Pankivskiy, de 11 anos, e Beatriz Costa, 10 anos, foram convocados pela primeira vez para estágio, mas já partilham o espírito competitivo das outras colegas. “Tenho aqui uma oportunidade para melhorar, pois sei que estou a evoluir”, referiu Beatriz.
Já Daniel sente-se orgulhoso com a convocatória. “Este desporto tem muita paixão e sentimentos. Por vezes ficas radiante quando ganhas algo, outras triste porque perdes, mas nem sempre podes ganhar...”, indica o jovem de origem ucraniana, que em casa já conta com perto de 40 medalhas e tem o sonho de juntar à colecção a medalha de campeão olímpico.

“É raro o fim-de-semana que existe para descansar”
A natação no CPCD pratica-se há 20 anos, mas só há dois anos é que é federada. Rute Cesário é a professora responsável pela modalidade no clube, que já conta com 51 atletas federados e assume alguma responsabilidade na competitividade das crianças. “Por sentir muito a natação incuto-lhes desde cedo a competitividade e eles agarram-se a mim. A maioria dos meus atletas começou a nadar com três anos. A estaleca de treino que estes miúdos levam, nem por sombra conseguiria incuti-la num jovem de 20 anos que não teve a base que estes tiveram”, diz.
Rute é a única treinadora de natação do CPCD, mas conta com o apoio do sobrinho, Ruben Caldas, e de Raquel Santos. Trabalha com todos os escalões do CPCD e ver estes jovens serem chamados a estágio é uma forma de ver o trabalho valorizado. “Fico muito feliz por eles. O tempo que acabo por investir neste desporto é compensado. Dedicamos a nossa vida a estes jovens. É raro o fim-de-semana que existe para descansar”, indica. A técnica assume que os horários das piscinas não ajudam. As piscinas municipais da Póvoa de Santa Iria abrem às 9h00 mas se fosse duas horas antes, seria uma mais valia para os atletas pois podiam treinar antes das aulas e sem haver problemas com as horas de estudo.

Natação da Póvoa de Santa Iria está bem e recomenda-se

Mais Notícias

    A carregar...