uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Falta de médicos motiva mais um protesto nos centros de saúde de Alverca

Falta de médicos motiva mais um protesto nos centros de saúde de Alverca

Duas dezenas de utentes dos centros de saúde de Alverca e do Bom Sucesso/Arcena, ambos em Alverca do Ribatejo, juntaram-se em protesto na tarde de segunda-feira, 23 de Janeiro, contra a falta de médicos. A iniciativa, promovida pela Coligação Democrática Unitária de Vila Franca de Xira, visou chamar a atenção para o problema e ao mesmo tempo aprovar uma moção popular em que se exige ao Ministério da Saúde a colocação de médicos de família e profissionais de saúde que consigam dar resposta a toda a procura.
O documento, aprovado por unanimidade, exige também aos órgãos autárquicos que tomem uma atitude mais activa junto do ministério para que os problemas se resolvam. Actualmente mais de 20.500 utentes na freguesia de Alverca e Bom Sucesso/Arcena não têm médico de família, o que obriga os utentes a deslocarem-se antes das cinco da manhã para o centro de saúde para poderem ser atendidos nas consultas de recurso. Mas há também queixas de lentidão no atendimento e no avio de receitas que, em alguns casos, os utentes dizem chegar a ser superior a um mês de espera.
Carlos Braga, do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos e eleito da CDU na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, diz que a falta de médicos nos dois centros de saúde da freguesia é “muito preocupante” e não serve “minimamente” as necessidades dos cidadãos. “Já Carlos Gonçalves, eleito da mesma força política na Assembleia de Freguesia de Alverca, critica a passividade da junta liderada por Afonso Costa (PS). “Infelizmente a junta está no deixa andar e não há uma liderança que tome conta dos problemas da freguesia, que assuma a responsabilidade e tome as acções necessárias para reverter as situações. A cidade está numa situação débil”, lamenta.

Falta de médicos motiva mais um protesto nos centros de saúde de Alverca

Mais Notícias

    A carregar...