uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Oposição trava novo hospital privado em Santarém
DECISÃO. Na hora da votação, PS e CDU uniram-se contra a proposta

Oposição trava novo hospital privado em Santarém

Pedido de informação prévia para viabilidade de construção chumbado por PS e CDU, que alegam incompatibilidades com o PDM. PSD garante que a construção é viável.

A oposição socialista e comunista na Câmara Municipal de Santarém chumbou na segunda-feira, 23 de Janeiro, o pedido de informação prévia para viabilidade de construção de um hospital privado na Quinta do Caramona, na zona das Ómnias, nos arredores da cidade. Os votos contra dos quatro vereadores do PS e do vereador da CDU - que juntos têm maioria no executivo, pois o PSD só tem quatro eleitos - impedem assim que o processo burocrático com vista à empreitada possa para já prosseguir.
A proposta do grupo Fidelidade Property Europe previa a construção de uma unidade de saúde num terreno próximo do local onde começou a ser construído um hotel no início da década de 1990, que ficou a meio e acabou entretanto por ser demolido em Novembro de 2013. Tanto o PS como a CDU manifestaram dúvidas quanto à compatibilidade da proposta com o Plano Director Municipal (PDM) para sustentarem o seu voto contra.
“Não estamos contra o desenvolvimento do projecto, mas as regras vigentes no PDM são claras”, afirmou o vereador Celso Braz (PS), referindo que aquela área se destina a equipamentos ligados ao turismo e recomendando que na revisão do PDM se acautele essa questão de modo a que se possa viabilizar mais tarde este projecto. Francisco Madeira Lopes (CDU) também levantou dúvidas de que aquela seja a melhor localização.
Apesar de haver pareceres externos que dão a localização como compatível com o PDM e do vereador do Urbanismo, Luís Farinha (PSD), e do chefe da Divisão de Urbanismo, Paulo Cabaço, terem garantido que é viável a construção do hospital no local, que se encontra classificado no PDM como espaço verde de enquadramento, os vereadores da oposição não mudaram de opinião.
“O entendimento que temos é que sendo um espaço verde de enquadramento é compatível com uma vasta gama de possibilidades entre as quais se integra esta. Se há sítio para colocar um equipamento desta natureza é aquele”, afirmou peremptoriamente o técnico Paulo Cabaço.
O presidente da câmara, Ricardo Gonçalves (PSD), sublinhou também a conformidade da proposta e garantiu que levaria novamente aquele ponto a reunião de câmara, eventualmente com informação adicional, caso fosse chumbado.
Um procedimento que Ricardo Gonçalves já tinha utilizado quando a proposta para construção de um crematório junto ao cemitério da cidade foi chumbada, também por dúvidas relacionadas com a localização. A segunda proposta também foi chumbada e o crematório deve ser construído em Almeirim.

Oposição trava novo hospital privado em Santarém

Mais Notícias

    A carregar...