uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Jogo do empurra entre autarcas empata obras em rua da Loja Nova
Queixas. Moradores estão há décadas há espera de uma solução

Jogo do empurra entre autarcas empata obras em rua da Loja Nova

Câmara e Junta de Vila Franca de Xira ainda não se entenderam quanto à responsabilidade pela intervenção na via, que se encontra em más condições.

Há já 20 anos que os moradores da Rua Casais de Santo António na Loja Nova, em Vila Franca de Xira, desesperam por uma nova estrada. O troço é uma via de dois sentidos apesar de não ter largura para dois carros se cruzarem. As condições do piso são péssimas. A estrada é íngreme e apenas está cimentada numa parte do troço, o resto é gravilha. Os pedregulhos existentes num talude e que deviam ajudar a conter as terras estão a cair nos terrenos dos moradores, levando a que a berma desse lado vá perdendo terreno.
São alguns dos moradores da rua que ainda fazem algum trabalho de manutenção como a colocação de estacas para tentar fixar as terras. De acordo com Alfredo Cunha, um dos moradores afectados pelo deslizamento de pedras, a motorista de uma carrinha de serviço escolar já alterou o percurso para não passar por aquela estrada. Actualmente, a neta de Alfredo, de 14 anos, tem de subir a encosta para apanhar o transporte para a escola.

Câmara e junta não se entendem
Contactada por O MIRANTE, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira reconhece responsabilidades relativamente aos taludes de suporte onde diz que actuará “mediante as prioridades existentes”. No entanto refere que a manutenção da estrada é competência da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira e que o alargamento da estrada “só será possível com a boa vontade por parte dos proprietários na cedência de terrenos”.
O presidente da Junta de Vila Franca de Xira, Mário Calado (CDU), por seu lado, refere que o município é “responsável pela decisão do alcatroamento das vias” e que “sem uma intervenção nos muros de suporte é inglória qualquer intervenção naquele local”. Mário Calado refere que já enviou à câmara vários alertas sobre a situação e que, em Abril de 2016, o presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS), lhe respondeu dizendo que iria analisar a situação.
Mário Calado afirma que só fará sentido a carrinha de transportes fazer aquele trajecto caso seja no sentido descendente. Apesar de concordar que a Rua Casais de Santo António não tem condições para ter dois sentidos explica que já foram apresentadas soluções aos moradores, mas estes não se mostraram de acordo.
“Recentemente alguns moradores da Loja Nova propuseram, numa reunião pública, um só sentido para a rua mais acima e paralela a essa. Esta junta apresentou na reunião seguinte a proposta de alteração para um só sentido e, lamentavelmente, o que se verificou na reunião seguinte foi que alguns dos que falaram nessa alteração já não estavam de acordo com o que tinham antes proposto. Situação que outros vizinhos lamentaram”, indica Mário Calado, acrescentando que no dia 10 de Janeiro voltou a comunicar a situação, dessa vez a uma técnica da câmara, que disse que se a junta solicitasse a intervenção naqueles taludes, os mesmos seriam arranjados.

Jogo do empurra entre autarcas empata obras em rua da Loja Nova

Mais Notícias

    A carregar...