uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ministro da Educação foi o convidado especial de uma tarde de festa em Foros de Salvaterra
Tiago Brandão Rodrigues (à direita) visitou obra do centro escolar de Foros de Salvaterra

Ministro da Educação foi o convidado especial de uma tarde de festa em Foros de Salvaterra

Tiago Brandão Rodrigues inaugurou um campo de futebol e visitou também as obras de construção do centro escolar da freguesia.

A tarde foi de festa e a população dos Foros de Salvaterra compareceu em peso para assistir à visita às obras do Centro Escolar de Foros de Salvaterra/Várzea Fresca e à inauguração do renovado campo de futebol da Pedrinha. As cerimónias, que decorreram na tarde de sábado, 28 de Janeiro, contaram com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que foi presenteado com a actuação do Rancho Folclórico Regional Infantil de Foros de Salvaterra.
O presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio (PS), afirmou que a construção do centro escolar envolveu uma luta “enorme” no sentido de cumprir uma promessa eleitoral. “A construção desta obra é um sonho que estamos a concretizar. Queremos dotar esta freguesia de um equipamento educativo digno desse nome. Não queremos que as crianças desta freguesia estejam dispersas pelos vários espaços escolares existentes e que deixem de ter aulas em pré-fabricados”, disse o autarca, agradecendo a ajuda da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).
A construção do novo centro escolar começou em Dezembro de 2016 e prevê a criação de três salas para jardim-de-infância, nove salas para escola básica, duas salas para animação e apoio à família, refeitório, cozinha, sala polivalente, biblioteca, polidesportivo, zona de recreio coberto, dois parques infantis e espaço verdes.
O equipamento vai ser todo em piso térreo, envolvendo cerca de um hectare de área, sendo que 2400 metros quadrados são de área coberta. O futuro centro escolar, que só deve estar pronto em 2018, representa um investimento de cerca de 2,3 milhões de euros, com uma comparticipação da União Europeia de 1,5 milhões de euros. O município terá que pagar cerca de 800 mil euros do seu orçamento.
A cerimónia prosseguiu com a inauguração das obras de requalificação do Campo da Pedrinha, do outro lado da estrada. A obra incluiu demolições, movimentação de terras, colocação de relva sintética e de pavimentos, rede de água, drenagem pluvial e novos equipamentos. Teve um investimento superior a 200 mil euros por parte da Câmara de Salvaterra de Magos. “A partir de agora cerca de uma centena de atletas passam a dispor de melhores condições para a prática do futebol”, disse Esménio.
Tiago Brandão Rodrigues sublinhou que o município soube, “e muito bem”, mobilizar recursos dos fundos comunitários para os aplicar naquilo que são mais reprodutivos: o futuro e os mais novos”.
A cerimónia contou ainda com a actuação de musical dos jovens acordeonistas do concelho: Flávio Bolieiro, Flávio Filipe, Diogo Miguel, Rafael Simãozinho e Susana Rodrigues. Também houve uma demonstração de falcoaria e porco no espeto para os presentes.

Ministro da Educação foi o convidado especial de uma tarde de festa em Foros de Salvaterra

Mais Notícias

    A carregar...