uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Bienal de Fotografia de VFX focada agora no Concelho e na Tauromaquia

Bienal de Fotografia de VFX focada agora no Concelho e na Tauromaquia

Trabalhos a concurso nessas categorias estão em exposição durante o mês de Fevereiro no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira.

Durante o mês de Fevereiro o Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira, tem em exposição os trabalhos candidatos aos prémios “Concelho” e “Tauromaquia” da Bienal de Fotografia 2016 (BF16). Já em Dezembro o fotógrafo Rui Dias Monteiro foi eleito vencedor do prémio principal da BF16.
A apresentação destas categorias mostra a nova estrutura da Bienal, considerada uma das melhores exposições de fotografia do país e a mais antiga em Portugal dedicada a essa arte.
O vice-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo, destacou a fragmentação desta nova edição em várias categorias e assumiu que o certame dá cada vez mais prestígio à cidade. “Temos vindo a colocar Vila Franca de Xira no mapa da actividade da fotografia em Portugal”, referiu o autarca durante a inauguração da exposição que decorreu no sábado.
A concorrer ao prémio da categoria “Concelho” estão dez candidatos. Ana Maria Costa e Rodolfo Gil apresentam fotografias de infraestruturas “esquecidas” do concelho. Bruno Colaço revela o quotidiano de sem-abrigos que residem no inacabado condomínio de luxo da Bella Guarda. As lezírias foram o centro das atenções para Nuno Jorge Henriques, Isabel Pereira, Hélder Bento e Nélson Brás Caracol que mostram fotos da vida do campo e da Ermida de Alcamé. Cláudia Ferreira, Dina Alenquer e Filomena Fernandes também são candidatas nessa categoria.
Para o prémio “Tauromaquia” há cinco candidatos. Nuno Almeida tem fotografias de corridas na praça Palha Blanco e Campo Pequeno. Hélder Bento mostra a festa brava através das costas das pessoas. Pedro Batalha chama a atenção para o traje do toureiro, enquanto que António Canau e António Tedim apresentam trabalhos de largadas e campinos.
A escolha dos vencedores está nas mãos do júri António Lopes, (APAF - Associação Portuguesa de Arte Fotográfica), Ana Serra (GART - Grupo de Artistas e Amigos da Arte) e David e Hélio Silva do Núcleo de Fotografia da Sociedade Euterpe Alhandrense. A escolha do vencedor será divulgado a 4 de Março..

Bienal de Fotografia de VFX focada agora no Concelho e na Tauromaquia

Mais Notícias

    A carregar...