uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS)

Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS)

Personalidade do Ano - Associativismo

Samora Correia é uma jovem cidade com um grande orgulho nas suas raízes, o que lhe permite ser moderna sem nunca se envergonhar ou rejeitar o seu passado. A maioria da população é bairrista e isso reflecte-se na forma como participa nas iniciativas e na forma como se organiza a nível associativo. Uma das mais activas e representativas colectividades da freguesia é a Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora, vulgarmente designada pelo acrónimo ARCAS. O seu trabalho mobilizador é contínuo ao longo de todo o ano embora tenha alguns momentos mais altos que merecem destaque.
O corso carnavalesco de Samora Correia, reconhecido como o maior e mais animado da região, é a iniciativa com maior projecção da ARCAS. A colectividade, que nos últimos anos tem tido como coordenadora Dora Coutinho, tem a curiosidade de ser gerida por um grupo de mulheres mas não é por esse motivo que merece destaque. O seu principal valor assenta na competência e empenho da direcção e na capacidade que demonstra na mobilização da população.
Para além do corso carnavalesco, a colectividade também é responsável pela dinamização do Festival de Gastronomia da Lezíria Ribatejana que se realiza normalmente em Julho e pelas Festas de Nossa Senhora da Oliveira e Guadalupe - Festas da Cidade de Samora Correia, que decorrem em Agosto e que estão entre as mais animadas festas de carácter ribatejano que se realizam anualmente.
As diversas iniciativas dinamizadas pela ARCAS atraem milhares de pessoas à cidade ajudando a dinamizar a economia local e funcionam como catalizadores da auto-estima da população que, por se rever nelas, participa de forma voluntária e empenhada na sua organização.

Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS)

Mais Notícias

    A carregar...