uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Guia dos Restaurantes Certificados do Ribatejo pronto no Natal

Guia dos Restaurantes Certificados do Ribatejo pronto no Natal

Projecto envolve municípios, Entidade de Turismo e Confraria de Gastronomia do Ribatejo.

O Guia de Restaurantes Certificados do Ribatejo vai estar pronto e à venda no Natal deste ano, garantiu o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo, António Ceia da Silva, no dia 10 de Fevereiro, em Almeirim, durante uma reunião com representantes dos restaurantes e das 11 autarquias da Lezíria do Tejo que integram a região de turismo.
Na sessão de trabalho, que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Almeirim, foram dados a conhecer aos agentes os vários parâmetros qualitativos que variam entre a confecção de receitas genuinamente ribatejanas ou a utilização de ingredientes exclusivamente produzidos na região. Factores como a decoração, o ambiente ou o serviço, assim como a apresentação de uma carta de vinhos da região, entre outros, são igualmente decisivos no processo de certificação, cuja adesão é voluntária.
A carta gastronómica já está a ser elaborada pela Confraria de Gastronomia do Ribatejo. É necessário agora elaborar uma ficha técnica de cada receita porque normalmente “o prato é feito a olho pela cozinheira que já está habituada e sai sempre bem”. Nas palavras dos técnicos responsáveis pela elaboração do guia, a ficha técnica é fundamental para, por exemplo, ajudar os empresários da restauração a perceberem as margens de lucro. “Colocar mais ou menos uns gramas nas porções de cada ingrediente pode marcar a diferença nas margens de lucro”.
No Guia de Restaurantes certificados da região do Alentejo já editado, estão presentes 84 restaurantes, que representam 80 por cento daqueles que quiseram passar por esse processo de certificação.
O Guia de Restaurantes do Alentejo esgotou na Bertrand e na FNAC durante o Natal de 2016 e foi o próprio editor que propôs fazer uma nova edição e que assumiu a despesa. “Ou seja o guia foi um êxito comercial. As pessoas gostam muito do digital mas também gostam de ter o guia em livro e até para oferecer”, constatou o presidente da Entidade Regional de Turismo, Ceia da Silva.

Guia dos Restaurantes Certificados do Ribatejo pronto no Natal

Mais Notícias

    A carregar...