uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Conservatório de Música de Santarém

Conservatório de Música de Santarém

Personalidade do Ano - Cultura Feminino

O Conservatório de Música de Santarém é uma cooperativa sem fins lucrativos fundada em Maio de 1985 por um grupo de pessoas que partilhavam o gosto pela música. Actualmente tem mais de 500 alunos e cerca de 40 professores. Beatriz Martinho é há mais de duas décadas o principal rosto de uma instituição que ganhou novo fôlego após mudar, em 2011, para as renovadas e mais adequadas instalações, cedidas pelo município no requalificado Palácio João Afonso, no centro histórico da cidade.
Essa foi uma das muitas lutas travadas pela presidente da cooperativa, que também canta no coro da instituição e já foi aluna da casa que ajudou a fundar e onde nunca ganhou um cêntimo. Beatriz Martinho é professora de ensino especial aposentada, foi dirigente sindical e actualmente dedica-se ao Conservatório a tempo inteiro.
O Conservatório de Música de Santarém realiza ao longo do ano espectáculos na cidade com bandas de rock, combos de jazz, música de câmara, a orquestra e os coros constituídos por alunos e professores.
Desde a sua fundação que o Conservatório de Música de Santarém, com paralelismo pedagógico desenhado oficialmente pelo Ministério da Educação, lecciona em regime articulado e supletivo, em parceria com escolas da cidade. Ministra os cursos básicos (do 1º ao 5º graus) e secundários (do 6º ao 8º graus) de música nos seguintes instrumentos: Piano, Órgão de Tubos, Viola Dedilhada, Violino, Violeta, Violoncelo, Guitarra Portuguesa, Contrabaixo, Flauta Transversal, Canto, Oboé, Clarinete, Saxofone, Trompete, Tuba, Trombone de Varas, Acordeão, Bateria, Percussão e Dança Contemporânea e Ballet e ainda cursos livres de baixo e guitarra eléctrica.
O Conservatório de Música de Santarém é o único no país e um dos dois na Península Ibérica com o estatuto de escola associada da Unesco.

Conservatório de Música de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...