uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Deputada foi à reunião de câmara de Santarém queixar-se de suinicultura em Almoster

Deputada foi à reunião de câmara de Santarém queixar-se de suinicultura em Almoster

Idália Serrão interveio como munícipe para dar conta da preocupação da população quanto aos maus cheiros causados por uma pecuária. A queixosa foi vereadora da oposição até há um ano e nunca tinha abordado a situação, que, diz, já dura há quatro ou cinco anos. Levantou agora o tema quando surge no horizonte a possibilidade de instalação de mais uma suinicultura na zona.

Não é habitual ver uma deputada da nação ir pedir de viva voz a autarcas para resolverem problemas de determinada comunidade, mas foi isso que aconteceu na tarde de segunda-feira, 13 de Fevereiro, na reunião do executivo da Câmara de Santarém. A deputada socialista Idália Serrão pediu a palavra no período destinado ao público para denunciar, “como munícipe”, os alegados problemas ambientais que estão a ser causados por uma suinicultura em Almoster, localidade onde reside.
Em causa estão sobretudo os maus cheiros emanados dessa exploração pecuária, que se situa relativamente próxima das habitações. A deputada diz que o problema se sente há quatro ou cinco anos, “quase todos os dias”, tendo resolvido agora expressar a sua preocupação junto da autarquia onde foi vereadora neste mandato durante mais de dois anos - renunciou às funções autárquicas em Fevereiro de 2016.
Idália Serrão informou ainda que também já havia participado o caso à GNR, que através do seu Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) fiscalizou as instalações e considerou que a pecuária está a funcionar dentro da legalidade, como também alegam os seus proprietários. “Não é possível viver em Almoster por causa do mau cheiro e há pessoas que estão a vender as suas casas”, declarou.
A deputada diz que decidiu intervir agora para demonstrar também a sua preocupação por ter entrado na Câmara de Santarém um pedido de viabilidade para a instalação de outra pecuária em Almoster, deixando “o apelo da população de Almoster” para que o município reflicta se a localidade merece uma nova suinicultura perto da que já existe.
Na resposta, o vereador Luís Farinha (PSD), confirmou haver um processo para construção de uma nova pecuária em Almoster e referiu que o projecto mereceu pareceres favoráveis condicionados por parte de organismos estatais na área do ambiente e da pecuária. Pelo que, se forem observadas essas condicionantes, o município dificilmente terá argumentos para inviabilizar a construção da exploração.

Deputada foi à reunião de câmara de Santarém queixar-se de suinicultura em Almoster

Mais Notícias

    A carregar...