uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Deputados querem esclarecimentos do Governo sobre novas descargas poluentes no Tejo
DENÚNCIA. Na semana passada o Tejo apresentava sinais evidentes de poluição na zona de Abrantes

Deputados querem esclarecimentos do Governo sobre novas descargas poluentes no Tejo

Poluição voltou a afectar o rio nos últimos dias sendo bem visível na zona de Abrantes

O grupo parlamentar do PSD entregou na quinta-feira, 9 de Fevereiro, um requerimento para chamar com carácter de urgência o ministro do Ambiente à Comissão de Ambiente da Assembleia da República por causa do recente aumento da poluição no rio Tejo, revelou o deputado Duarte Marques, eleito pelo círculo de Santarém
“Apesar de todas as iniciativas e das várias recomendações efectuadas pela Assembleia da República, ao longo dos últimos dois meses, e principalmente na última semana, o rio Tejo voltou a apresentar focos de poluição preocupantes”, afirmam os deputados do PSD no requerimento, onde recordam os passos dados nos últimos tempos com vista à identificação das fontes de poluição e resolução do problema.
“Na actual legislatura a Assembleia da República, através da Comissão de Ambiente, elegeu o rio Tejo como prioridade para este mandato. Recentemente a Comissão do Ambiente deslocou-se ao rio Tejo e visitou os principais focos de preocupação. Todas as autoridades foram ouvidas no Parlamento e todos os grupos parlamentares se empenharam neste tema”, descrevem, acrescentando que “na passada legislatura a Assembleia República aprovou, por unanimidade, uma resolução “Em defesa da sustentabilidade do rio Tejo”.

Deputada do CDS questiona Ministério do Ambiente
A deputada do CDS-PP Patrícia Fonseca questionou, no dia 9 de Fevereiro, o Ministério do Ambiente sobre as descargas poluentes ocorridas no dia anterior, no rio Tejo, na zona de Abrantes. A deputada eleita pelo círculo de Santarém quer saber se o ministro do Ambiente tem conhecimento da situação descrita e se já foi identificada a fonte de poluição.
No documento, Patrícia Fonseca frisa que, não obstante todas as diligências tomadas nos últimos tempos, “no dia 8 de Fevereiro voltou a ser visível no açude de Abrantes a água de um forte tom castanho escuro, com muita espuma, o que denota uma descarga recente de um qualquer efluente. Era notória a diferença de cor do rio Zêzere a entrar no rio Tejo, o que revela que a fiscalização não está a ser eficaz”.
Patrícia Fonseca questiona ainda o ministro sobre se está a ser equacionada a possibilidade de ser encontrada uma alternativa para a gestão dos efluentes das indústrias da região que ainda não têm os seus investimentos concluídos, no sentido de reduzir a carga poluente no Tejo. Os problemas ambientais do rio têm sido recorrentes, tendo tomado proporções de maiores dimensões nos últimos dois anos.

Deputados querem esclarecimentos do Governo sobre novas descargas poluentes no Tejo

Mais Notícias

    A carregar...