uma parceria com o Jornal Expresso
29/03/2017
Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
CENFIM adapta brinquedos para crianças com necessidades educativas especiais
Uma parceria com escolas e câmara de Santarém com resultados muito interessantes
Edição de 02.03.2017 | Economia

O Núcleo de Santarém do CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica) apresentou nas suas instalações o resultado da adaptação realizada em alguns brinquedos, pelos seus formandos, no âmbito da parceria CRTIC (Centro de Recursos TIC para a Educação Especial de Santarém), cuja sede é o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano.
O trabalho realizado no âmbito do protocolo consiste na adaptação de brinquedos para atribuição a unidades de ensino que desenvolvam actividades com alunos com necessidades educativas especiais. Tal adaptação permite que os mesmos possam ser activados ou desactivados com recurso a dispositivos com ou sem fios, de acordo com as especificações técnicas dos mesmos.
Para conseguir cumprir o protocolo CRTIC o CENFIM desenvolveu Acções de Formação com os seus Formadores e Formandos na área da componente prática, nomeadamente em electricidade electrónica e manutenção.
Nos brinquedos foram colocaram botões, fios e aplicações de telemóvel de modo a permitir que uma criança que faça apenas pequenos movimentos com as mãos ou braços ou que esteja presa a uma cama ou cadeira possa brincar com eles, não necessitando que uma outra pessoa tenha de ir buscar o brinquedo porque caiu ou que o tenha de ligar porque o botão é muito pequeno e está num local de difícil acesso. As adaptações foram feitas com o recurso a radiofrequência e ao sistema bluetooth com um custo muito baixo. Os brinquedos adaptados são muito caros e nem todos os podem adquirir.
Estiveram presentes na apresentação e entrega dos brinquedos adaptados, a Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Margarida Franca, a vereadora da Câmara Municipal de Santarém, Inês Barroso, o Coordenador do CRTIC de Santarém, Paulo Gomes Nunes, o Director do Núcleo de Santarém, José Carlos Frias Gomes, o Formador do CENFIM, Pedro Costa e alguns formandos.
Para o Coordenador do CRTIC de Santarém as expectativas foram superadas e os formandos fizeram mais e melhor do que lhes tinha sido solicitado. A vereadora Inês Barroso destacou o facto de os formandos terem executado tarefas que os enriquecem profissionalmente.
Para o director do CENFIM a iniciativa é para continuar. “Aqui os formando formam-se como técnicos mas também como pessoas. Este trabalho vai ajudar meninos que não tiveram a mesma sorte em termos de saúde que outros. Esta será uma iniciativa para continuar. Criamos uma pagina no Facebook, “adabri” para dar mais visibilidade ao projecto.”.

Comentários
Mais Notícias
    A carregar...
    Destaques