uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
CENFIM adapta brinquedos para crianças com necessidades educativas especiais

CENFIM adapta brinquedos para crianças com necessidades educativas especiais

Uma parceria com escolas e câmara de Santarém com resultados muito interessantes

O Núcleo de Santarém do CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica) apresentou nas suas instalações o resultado da adaptação realizada em alguns brinquedos, pelos seus formandos, no âmbito da parceria CRTIC (Centro de Recursos TIC para a Educação Especial de Santarém), cuja sede é o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano.
O trabalho realizado no âmbito do protocolo consiste na adaptação de brinquedos para atribuição a unidades de ensino que desenvolvam actividades com alunos com necessidades educativas especiais. Tal adaptação permite que os mesmos possam ser activados ou desactivados com recurso a dispositivos com ou sem fios, de acordo com as especificações técnicas dos mesmos.
Para conseguir cumprir o protocolo CRTIC o CENFIM desenvolveu Acções de Formação com os seus Formadores e Formandos na área da componente prática, nomeadamente em electricidade electrónica e manutenção.
Nos brinquedos foram colocaram botões, fios e aplicações de telemóvel de modo a permitir que uma criança que faça apenas pequenos movimentos com as mãos ou braços ou que esteja presa a uma cama ou cadeira possa brincar com eles, não necessitando que uma outra pessoa tenha de ir buscar o brinquedo porque caiu ou que o tenha de ligar porque o botão é muito pequeno e está num local de difícil acesso. As adaptações foram feitas com o recurso a radiofrequência e ao sistema bluetooth com um custo muito baixo. Os brinquedos adaptados são muito caros e nem todos os podem adquirir.
Estiveram presentes na apresentação e entrega dos brinquedos adaptados, a Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Margarida Franca, a vereadora da Câmara Municipal de Santarém, Inês Barroso, o Coordenador do CRTIC de Santarém, Paulo Gomes Nunes, o Director do Núcleo de Santarém, José Carlos Frias Gomes, o Formador do CENFIM, Pedro Costa e alguns formandos.
Para o Coordenador do CRTIC de Santarém as expectativas foram superadas e os formandos fizeram mais e melhor do que lhes tinha sido solicitado. A vereadora Inês Barroso destacou o facto de os formandos terem executado tarefas que os enriquecem profissionalmente.
Para o director do CENFIM a iniciativa é para continuar. “Aqui os formando formam-se como técnicos mas também como pessoas. Este trabalho vai ajudar meninos que não tiveram a mesma sorte em termos de saúde que outros. Esta será uma iniciativa para continuar. Criamos uma pagina no Facebook, “adabri” para dar mais visibilidade ao projecto.”.

CENFIM adapta brinquedos para crianças com necessidades educativas especiais

Mais Notícias

    A carregar...

    Destaques