Retrospectiva 2016 | 02-03-2017 09:21

Os principais acontecimentos do ano: CULTURA

FEVEREIRO

Festa Templária em Tomar
A Festa Templária de Tomar começou a realizar-se em Julho e não em Maio como aconteceu nos últimos anos. A Câmara de Tomar justificou esta alteração de data com o facto de em Maio, quando se realizava, não haver nenhuma ligação a uma data histórica. Em 2016 a Festa Templária realizou-se no segundo fim-de-semana de Julho (entre os dias 7 e 10) e teve uma evocação do cerco de 1190, promovido pelas tropas do rei de Marrocos, Almansor, que efectuaram um forte contra-ataque, fazendo recuar os portugueses desde o Algarve até ao rio Tejo.

MARÇO

Orquestra Típica Scalabitana festejou 70 anos com concerto
A Orquestra Típica Scalabitana celebrou o seu 70º aniversário com um concerto comemorativo na Casa do Campino, em Santarém, no dia 19 de Março, dia da cidade. Um espectáculo que integrou o programa das Festas de São José. A Orquestra Típica Scalabitana foi fundada pelo maestro António Gavino em 1946 e desde então tem vindo a desenvolver uma actividade contínua com importante papel na divulgação da música e da cultura ribatejana, tendo já actuado por todo o país e também no estrangeiro.

Cartoonxira mais uma vez pela mão de António

A cartoonista belga Cécile Bertrand foi a convidada internacional da edição de 2016 do CartoonXira, mostra de cartoons de Vila Franca de Xira que vai já a caminho da 18ª edição. O CartoonXira voltou a realizar-se no Celeiro da Patriarcal, entre os dias 12 de Março e 8 de Abril. Nesta 17ª edição os cartoons foram da autoria de António, Bandeira, Brito, Carrilho, Cid, Cristina, Gargalo, Gonçalves, Maia, Monteiro e Rodrigo, abordando temas como o fim do governo de Passos Coelho, a tomada do poder de António Costa, as legislativas, as presidenciais, a crise dos migrantes e a União Europeia.

ABRIL

Câmara de Abrantes
investe em Museu de Arte Contemporânea
A Câmara de Abrantes anunciou um investimento de 1,5 milhões de euros na requalificação do Edifício Carneiro, imóvel próximo do castelo da cidade, para acolher o futuro Museu de Arte Contemporânea “Charters d’ Almeida”. O escultor Charters d’ Almeida, 81 anos, doou ao município de Abrantes uma parte significativa da sua colecção, resultado de mais de meio século de actividade artística, e de que se destacam as obras em grande escala, conhecidas por “Cidades Imaginárias”, que chegam a atingir os 40 metros de altura.

JUNHO

Feira Quinhentista em Torres Novas
Em 2016 a Feira Quinhentista teve uma recriação do tempo em que as sete confrarias da região se unem para fundar a Misericórdia. O centro da cidade e a zona do Castelo foram mais uma vez transformados, remetendo os visitantes para uma época onde ninguém dos tempos actuais gostaria de viver mas onde toda a gente tem a tentação de visitar para perceber melhor uma parte importante da história da humanidade.

Verão animado em Santarém do solstício ao equinócio
Uma parada de artistas, um passeio nocturno de carros antigos, um espectáculo e fogo-de-artifício abriram, no dia 20 de Junho, o programa “Verão In.Str/2016... é um espanto!”. Uma iniciativa do município em colaboração com múltiplos parceiros que até 23 de Setembro proporcionaram uma oferta cultural diversificada no centro histórico de Santarém.

JULHO

Festa dos Tabuleiros
em Tomar
De quatro em quatro anos realiza-se em Tomar uma das festas populares mais importantes do país. Ao longo de um percurso de cinco quilómetros desfilam mais de seiscentos pares das dezasseis freguesias do concelho com as mulheres transportando vistosos tabuleiros ornamentados com flores e pão, acompanhadas pelos homens também vestidos a preceito. A Festa dos Tabuleiros, de Tomar, recebeu o troféu de Melhor Evento Público realizado em Portugal em 2016.

Tradicional Bênção do Gado em Riachos
As tradicionais festas da Bênção do Gado em Riachos, concelho de Torres Novas, que se realizam de quatro em quatro anos, realizaram-se, em 2016, de 22 a 31 de Julho. A tradicional procissão do Senhor Jesus dos Lavradores decorreu dia 29 e no dia seguinte realizou-se o tradicional cortejo da Bênção do Gado, que leva centenas de pessoas à principal rua de Riachos.

AGOSTO

Festival dos Bons Sons em Cem Soldos-Tomar
Décima edição do Festival Bons Sons na pequena aldeia de Cem Soldos, concelho de Tomar. A iniciativa atrai milhares de visitantes de todo o país e integra já o roteiro dos maiores festivais de música, tendo como principal característica, para além de se realizar numa aldeia, envolvendo toda a comunidade. o facto de o seu cartaz ser composto exclusivamente por artistas portugueses.

SETEMBRO

Jornadas da Gastronomia e Feira do Livro em Coruche

As Jornadas da Gastronomia e a Feira do Livro de Coruche decorrem todos os anos no Centro de Exposições da vila. As Jornadas da Gastronomia incluíram a segunda edição dos Sabores do Arroz com produtores de arroz da região.

OUTUBRO

A Feira de Outubro em Vila Franca de Xira
Na feira anual de Vila Franca de Xira vende-se de tudo um pouco. Muitos feirantes já ali montam banca há décadas e conhecem de ginjeira as manhas dos fregueses. Os primeiros dias são para ver e é nos últimos que se faz mais negócio. As grandes novidades de 2016 foram a tenda que cobre as tasquinhas, para proteger do sol e da chuva, e ainda a remoção de um dos bares - são agora dois os que existem dentro do recinto.

Festival Nacional de Gastronomia em Santarém
O Festival Nacional de Gastronomia (FNG) regressou a Santarém entre os dias 21 de Outubro e 1 de Novembro. A 36ª edição foi dedicada aos “sabores do mar português”. O evento, organizado pela Viver Santarém e pela Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo, contou com a parceria do Ministério do Mar e da Secretaria de Estado das Pescas para uma programação diária dedicada aos produtos “emblemáticos” do Atlântico trazidos por nove municípios convidados.

NOVEMBRO

Almeirim é capital da guitarra portuguesa
O Festival Guitarra D’Alma regressou, pelo terceiro ano consecutivo, ao concelho de Almeirim entre os dias 18 e 26 de Novembro. O festival propôs uma semana dedicada à guitarra portuguesa com iniciativas que incluíram exposições, homenagens e uma tertúlia. O evento, único no país, terminou na noite de sábado, 26 de Novembro, com a actuação do projecto Custódio Castelo Sexteto no Cine Teatro de Almeirim.

DEZEMBRO

Falcoaria de Salvaterra de Magos Património da Humanidade
A arte da Falcoaria em Portugal foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO no dia 1 de Dezembro, no decorrer da reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial que decorreu em Adis Abeba, na Etiópia.

Prémio Carlos Paredes
O músico Pedro Mestre venceu a edição de 2016 do Prémio Carlos Paredes, atribuído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que distinguiu a obra “Campaniça do Despique”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo