Retrospectiva 2016 | 02-03-2017 09:21

Os principais acontecimentos do ano: DESPORTO

JANEIRO

José Peseiro com três clubes num ano
O ribatejano José Peseiro é contratado para treinar a equipa principal de futebol do FC Porto, substituindo o espanhol Julen Lopetegui. O desempenho não foi grande coisa e acabaria por ser dispensado no final da época mas o tempo no desemprego foi curto pois foi logo contratado pelo Sporting de Braga. O técnico de Coruche acabaria por sair do Minho em Dezembro, tendo dias depois assinado por um clube dos Emirados Árabes Unidos.

Rui Silva campeão nacional de estrada antes de se mudar para o Benfica
O atleta ribatejano Rui Silva sagra-se campeão nacional de Estrada na prova de corrida que se realizou no final de Janeiro em Lisboa. O atleta, natural de Santarém e residente no Cartaxo, seria também notícia em 2016 por trocar o Sporting pelo Benfica após muitos anos de leão ao peito.

MARÇO

Diogo Ganchinho continua a coleccionar medalhas
O ginasta ribatejano Diogo Ganchinho conquista duas medalhas de bronze nas provas de trampolim individual e de trampolim sincronizado, esta ao lado de Diogo Abreu, na Taça do Mundo de Baku. Diogo Ganchinho, natural de Santo Estêvão (Benavente), é um dos ginastas de topo do país na disciplina de trampolins, tendo estado presente nos Jogos Olímpicos Pequim2008 e Londres 2012.

Esquiadora Marta Carvalho campeã nacional de slalom e slalom gigante
Marta Carvalho, 11 anos, sagra-se campeã nacional de slalom e slalom gigante na categoria Flocos II (-12 anos) e classificou-se em 3º lugar na geral (todos os escalões). O campeonato nacional de ski alpino decorreu na Serra da Estrela.

Fátima conquista distrital de futebol a quatro jornadas do fim
O Centro Desportivo de Fátima garante o título de campeão distrital da primeira divisão da Associação de Futebol de Santarém, a quatro jornadas do final da prova. O Fátima foi a Santarém vencer os Caixeiros por 1-0 e conquistar assim a folga suficiente para garantir o título e a subida ao Campeonato de Portugal.

Clube de Atletismo da Fundação CEBI é uma fábrica de campeões
O Clube de Atletismo da Fundação CEBI é uma máquina de produzir campeões. Esforço, dedicação e assiduidade aos treinos são o segredo do sucesso de uma equipa com oito anos que não tem parado de crescer e de somar bons resultados. Treinador acredita que em quatro anos vai ter 15 jovens atletas de relevo nacional.
O MIRANTE foi ao treino conhecer uma equipa que, à margem das notícias, vai fazendo a diferença.

ABRIL

Eduarda Vidigueira campeã de duatlo
A atleta do Águias de Alpiarça, Eduarda Vidigueira, sagra-se campeã nacional de duatlo do grupo de idades 20-24 anos no Duatlo da Amadora numa prova intensa e marcada pela chuva e vento, que exigiram esforço redobrado a todos os atletas.

Arbitragem de saias
A vida de árbitro de futebol não é fácil. E quando se trata de jovens e do sexo feminino as coisas podem tornar-se mais complicadas. Os piropos machistas são constantes, o respeito dos atletas tende a diminuir e a falta de balneários próprios e de equipamentos adequados são sinais de que o futebol ainda é encarado como um desporto predominantemente masculino. Ana Rita, Carolina, Ana e Inês, quatro jovens do Ribatejo norte, contaram a O MIRANTE o que as faz correr e o que as levou a enveredar por essa actividade.

Sporting de Tomar volta ao patamar mais alto do hóquei em patins
O Sporting Clube de Tomar garantiu a subida à 1ª divisão nacional de hóquei em patins. No início de Junho o clube ribatejano sagra-se também campeão nacional da 2ª divisão batendo o Hóquei Clube de Valença, campeão da zona norte.

MAIO

Fazendense vence quarta Taça do Ribatejo e é recordista da prova
A Associação Desportiva Fazendense conquistou no dia 1 de Maio a Taça do Ribatejo num jogo disputado no Complexo Desportivo do Bonito, no Entroncamento. A equipa de Fazendas de Almeirim venceu o Riachense no desempate por grandes penalidades, após um empate a zero no final do tempo regulamentar, e passou a ser o clube com mais troféus, quatro.

Rui Vitória campeão nacional de futebol pelo Benfica
O técnico ribatejano Rui Vitória sagra-se campeão nacional de futebol pelo Benfica. A Câmara de Vila Franca de Xira decide atribuir a medalha de mérito desportivo ao treinador natural de Alverca do Ribatejo que conquista também a Taça da Liga e a Supertaça.

Futebol do Vilafranquense regressa aos nacionais

A União Desportiva Vilafranquense vence o campeonato distrital de Lisboa e regressa aos nacionais de futebol. O clube acumula esse título com a Supertaça da Associação de Futebol de Lisboa.

Amoreira vence campeonato distrital do Inatel
O CCD da Amoreira, do concelho de Abrantes, sagra-se campeão distrital de futebol do Inatel de Santarém ao vencer na final a equipa do Seiça, concelho de Ourém. Num jogo disputado no Campo Dr. Agostinho Pereira Carreira, em Mação, que esteve cheio para a festa do futebol, a equipa do concelho de Abrantes conquistou o troféu Prof. Albino Maria, o terceiro da sua história.

Francisco Jerónimo continua a ser o dono da bola no distrito de Santarém
Francisco Jerónimo é reeleito presidente da Associação de Futebol de Santarém para os próximos quatro anos, 2016/2020, liderando uma lista única. O projecto “Pelo Nosso Futebol” reuniu 96 votos. O dirigente explica a O MIRANTE que nos próximos quatro anos “a sustentabilidade dos clubes é a principal prioridade para que possam crescer, garantindo a prática do futebol para mais jovens”.

Os Patos carimbam triplete no futsal ao vencerem taça distrital
O Clube Desportivo Os Patos, de Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes), consumou o triplete no futsal distrital. Depois de terem conquistado a supertaça e o campeonato, venceram por 6-5 o São Vicentense (de São Vicente do Paul, Santarém) na final da Taça de Futsal do Distrito de Santarém que se realizou em Almeirim.

JUNHO

Um árbitro ribatejano na alta roda do futebol profissional
João Mendes foi promovido ao principal campeonato de futebol profissional. Electricista de profissão, o árbitro de Riachos (Torres Novas) passa a lidar a partir de Agosto com a alta voltagem do futebol profissional como árbitro do primeiro escalão. Diz-se tranquilo com o desafio e ambiciona chegar a internacional. Chegou a ser praticante de atletismo no Sporting mas teve de abandonar a modalidade por ser impossível conciliá-la com a arbitragem. O Riachense é o seu clube do coração.

Fátima e Almeirim vencem campeonato distrital de atletismo
O Grupo de Atletismo de Fátima, em femininos, e a Associação 20 km de Almeirim, em masculinos, foram os vencedores a nível colectivo nos campeonatos de Santarém em atletismo. Em masculinos o Grupo de Atletismo de Fátima foi segundo e a Casa do Povo de Alcanena terminou na terceira posição. Nos femininos, o Sporting Clube de Abrantes terminou em segundo lugar e a Casa do Povo de Alcanena fechou o pódio.

Seiça é campeão nacional de futebol do Inatel
O Grupo Desportivo e Cultural de Seiça, concelho de Ourém, conquista o título de campeão nacional de futebol do Inatel ao vencer na final a equipa do Pigeirense, do distrito de Aveiro, por 2-0 num jogo disputado no Parque de Jogos 1º de Maio em Lisboa. O Seiça, vice-campeão distrital, conquista assim o seu primeiro título nacional do Inatel da sua história.

JULHO

Campeões europeus de futebol com ligação à Desmor em Rio Maior

O Complexo Desportivo de Rio Maior (Desmor) viveu de uma forma particular a vitória da selecção no Euro 2016. Como parceiro da Federação Portuguesa de Futebol, como centro de treinos das selecções jovens, o Complexo tem feito parte do percurso de evolução e crescimento competitivo das equipas nacionais e de jogadores que alcançaram aquele feito histórico para o futebol português. Por lá passaram, em fases de formação, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, Rui Patrício, Bruno Alves, William Carvalho, João Mário e André Gomes, entre outros.

Depois do título europeu Pedro Marques quer ser campeão do mundo (FOTO)
Jovem praticante do FC Alverca sagrou-se campeão europeu de karaté em Dublin e ainda ajudou a equipa nacional a conquistar a medalha de bronze por equipas na mesma disciplina. Pedro Marques entrou nas artes marciais aos cinco anos para disciplinar o temperamento rebelde e a receita resultou. O jovem de 19 anos residente em Alhandra, concelho de Vila Franca de Xira, já tem um palmarés assinalável e aponta agora para o título mundial.

AGOSTO
Atletas da região nos Jogos Olímpicos
A comitiva portuguesa que participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em Agosto integrou 11 atletas com ligações à nossa região, de diversas modalidades, destacando-se desde logo a representação de Rio Maior na marcha atlética, que apresentou quatro nomes: os irmãos João e Sérgio Vieira, o estreante Miguel Carvalho e Inês Henriques. A marcha contou ainda com a presença de Pedro Isidro, de Azambuja.
Ainda no atletismo, a vilafranquense Vera Lúcia Barbosa competiu nos 400m barreiras, e Miguel Arraiolos, de Alpiarça, estreou-se no triatlo olímpico, tal como João Pereira, que tem ligações ao concelho de Vila Franca de Xira. Nos trampolins, Ana Rente, de Tomar, cumpriu as suas terceiras olimpíadas consecutivas, e David Rosa, de Fátima, no BTT, as segundas. Já a promissora Francisca Laia, de Abrantes, faz a sua estreia na canoagem.
João Pereira, 5º na prova de triatlo, e a marchadora Inês Henriques, com um 12º lugar nos 20km marcha, tiveram os desempenhos mais relevantes.

Vila Franca de Xira é fantástica para a Volta a Portugal
Presidente da câmara manifestou intenção de continuar a acolher o evento. A organização não poupou nos elogios a Vila Franca de Xira e o público compareceu em bom número, quer no Parque Urbano do Cevadeiro, onde decorreu a partida, como nas principais artérias das restantes freguesias do concelho por onde os ciclistas passaram. Volta é para ficar, diz Alberto Mesquita.

SETEMBRO

Ferreira do Zêzere campeão nacional de Trail por equipas
O Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere (CAFZ) conquista o título de campeão nacional de Trail por equipas, após vencer no dia 4 de Setembro, individual e colectivamente, o “Trail do Sor” que decorreu na zona de Ponte de Sor. A prestação do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere em Ponte de Sor foi categórica, classificando 5 atletas nos 9 primeiros lugares.

FC Alverca encaixa 410 mil euros pela formação de Rafa Silva
O Futebol Clube de Alverca vai encaixar 410 mil euros com a transferência do futebolista Rafa Silva do Sporting de Braga para o Benfica, provenientes do mecanismo de solidariedade da FIFA que atribui uma percentagem do valor da transferência aos clubes de formação.

NOVEMBRO

Vilafranquense tomba-gigantes chega aos oitavos da Taça de Portugal
O União Desportiva Vilafranquense (UDV) juntou o nome à lista de tomba-gigantes da edição 2016/2017 da Taça de Portugal ao derrotar por 1-0 em casa o Paços de Ferreira na 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Foi a primeira vez que o UDV venceu uma equipa do 1º escalão e igualou dessa forma o melhor registo de sempre na competição. Na ronda seguinte a equipa ribatejana foi eliminada pelo Vitória de Guimarães, no Minho, por 1-0, num jogo em que deu excelente réplica.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo