Retrospectiva 2016 | 02-03-2017 09:21

Os principais acontecimentos do ano: POLÍTICA

JANEIRO

Ano começa turbulento na Câmara de Tomar e a agitação continuou
2016 iniciou-se com grande agitação na Câmara Municipal de Tomar com mexidas na estrutura dirigente. Luís Ferreira, o todo-poderoso chefe de gabinete da presidente da autarquia foi exonerado do cargo, a seu pedido, no dia 1 de Janeiro de 2016, para assumir o cargo de técnico de informática da câmara na sequência de um concurso aberto pela autarquia. Só que o concurso foi anulado pelo Governo e Ferreira ficou sem o cargo de nomeação política e sem o emprego no município, regressando à Câmara de Alpiarça, de cujo quadro faz parte. Entretanto, desvinculou-se da bancada do PS na assembleia municipal e passou de defensor acérrimo a crítico contundente da gestão PS/CDU.
Ainda no início de Janeiro, a presidente da Câmara de Tomar substitui Rui Serrano por Hugo Cristóvão no cargo de vice-presidente do município. As ondas de choque não se fizeram esperar e Rui Serrano renunciou a todos pelouros, mas duas semanas depois voltou atrás e acabou por aceitar pelouros. Em Agosto Rui Serrano entrega novamente os pelouros, desta vez irrevogavelmente, e em Novembro acaba por renunciar ao mandato. É substituído na bancada do PS pela jovem Sara Costa.

FEVEREIRO

Miguel Borges aproveita visita de ministros para enviar recados para Lisboa
A inauguração da Loja do Cidadão do Sardoal serve para o presidente desse município enviar alguns recados para Lisboa. Miguel Borges aproveitou a presença de dois ministros para se queixar da falta de médicos e do custo elevado das portagens da A23. E ainda lamentou que a nova Loja do Cidadão não integre os serviços do Instituto de Registos e Notariado.

António José Ganhão deixa política autárquica ao fim de 40 anos
António José Ganhão renuncia ao cargo de presidente da Assembleia Municipal de Benavente, abandonando as lides autárquicas ao fim de 40 anos. Razões de saúde são apontadas para a decisão. António José Ganhão é membro da comissão concelhia de Benavente do PCP e, segundo o partido, “continuará a intervir e a desempenhar tarefas no plano concelhio e nacional, contando para isso com uma vasta experiência decorrente de mais de 39 anos como autarca eleito pelas listas da CDU à Câmara Municipal de Benavente e, desde Setembro de 2013 à Assembleia Municipal de Benavente”.

MARÇO

Jornal da Câmara de Ourém estreia-se com críticas da oposição
O novo jornal que a Câmara de Ourém começou a publicar mensalmente originou críticas da oposição logo no primeiro número. Os vereadores da Coligação Ourém Sempre (PSD/CDS) não gostaram de excertos da entrevista de três páginas do presidente Paulo Fonseca (PS), onde o autarca fez acusações à oposição.

Burocracia de Lisboa bloqueia resolução de problemas no Tejo
O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), diz que a burocracia de Lisboa bloqueia iniciativas destinadas a resolver problemas do Tejo. E conta que está enredado numa teia da Agência Portuguesa do Ambiente há mais de dois anos só por querer dragar algumas zonas do rio, trabalho que nem sequer lhe compete, à custa do esforço financeiro do município. Uma posição política forte em vésperas do segundo Fórum Ibérico do Tejo, que se realizou em Vila Franca de Xira.

ABRIL

Presidente da República anuncia em Santarém condecoração a Salgueiro Maia
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anuncia em Santarém que vai distinguir o capitão de Abril Fernando Salgueiro Maia, a título póstumo, com a Ordem do Infante D. Henrique. Durante as comemorações do 25 de Abril, o presidente da câmara, Ricardo Gonçalves, anuncia a criação do Museu do 25 de Abril e da Liberdade nas instalações da antiga Escola Prática de Cavalaria.

MAIO

Autarcas recebem para celebrar o 25 de Abril
Há quatro concelhos do distrito de Santarém onde os autarcas recebem pela sua participação nas sessões evocativas do aniversário do 25 de Abril de 1974. A situação ocorre em Abrantes, de maioria PS, Alpiarça, de maioria CDU, e Salvaterra de Magos e Tomar, de maioria PS. Nos restantes municípios onde também se realizam sessões das assembleias municipais que assinalam aquela data não há lugar a qualquer pagamento de senhas.

JULHO

Autarcas insatisfeitos com administração do Hospital de Santarém
Os autarcas da Lezíria do Tejo têm vindo a revelar descontentamento com a administração do Hospital de Santarém e a insatisfação vai ganhando força. O presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e da Câmara de Almeirim é um dos mais críticos e considera que a situação não pode piorar mais do que está, exigindo mudanças. Pedro Ribeiro pede que a administração do Hospital de Santarém se demita.

SETEMBRO

Estrutura nacional do PS confirma recandidatura de Pedro Ferreira em Torres Novas
A secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, envia uma carta ao presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira, reiterando a confiança no seu trabalho e confirmando a sua recandidatura ao cargo. A carta surge na sequência de um artigo do jornal Público que, sem citar qualquer fonte, anunciava que o PS tinha elencado dez câmaras municipais que considera serem “mais problemáticas” em termos de escolha do cabeça de lista para as autárquicas do próximo ano, entre as quais incluiu Golegã e Torres Novas.

Presidente da Câmara da Golegã excluído de evento público pelo antecessor
O presidente da Câmara da Golegã, Rui Medinas (PS), não foi convidado para um evento na vila, organizado pelo presidente da Associação Nacional de Turismo Equestre e presidente da Assembleia Municipal da Golegã, Veiga Maltez. Uma falha protocolar que surge na sequência das conhecidas divergências entre os dois autarcas. Veiga Maltez justificou que o município estava representado por si, enquanto presidente da assembleia municipal, e que também não tinha sido convidado nenhum autarca.

Autarca de Ourém recusa geminação com aldeia da Hungria
O presidente da Câmara de Ourém recusa o pedido de geminação com a aldeia de Csikvand, na Hungria, terra natal do padre Luís Kondor, que vivia desde 1954 em Fátima, onde se encontra sepultado. Paulo Fonseca justificou a decisão com o facto do governo húngaro ter tido a intenção de construir um muro para conter a vaga de refugiados vinda através da Turquia e Grécia. A decisão do presidente da Câmara de Ourém mereceu críticas por parte do vereador da Coligação Ourém Sempre (PSD/CDS), José Poças das Neves.

OUTUBRO

Pedro Ferreira ameaçado por causa da poluição em Torres Novas
O presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira (PS), diz durante uma reunião do executivo que foi ameaçado por mensagem, por e-mail e por telefone devido à acção da autarquia e de outras entidades contra a poluição na ribeira da Boa Água, afluente do rio Almonda.

Reformados a meio tempo na Junta de Alverca levam 953 euros mensais
A Junta de Freguesia de Alverca, liderada por Afonso Costa (PS), passou a ter a partir de Outubro dois membros do seu executivo a trabalhar a meio tempo auferindo cada um 953,79 euros por mês.
São 1907 euros que mensalmente saem do orçamento da junta de freguesia para pagar a jornada de trabalho de José Carlos da Silva Dias e José Manuel Pascoalinho, ambos reformados. O PCP espalhou pela cidade um documento criticando a decisão e acusando a gestão de Afonso Costa de clientelismo e interesse pessoal.

Câmara de Santarém exige ao Governo o pagamento de dois milhões de euros
A Câmara Municipal de Santarém acusa o Ministério da Educação de não cumprir com a sua parte do acordo de delegação de competências nessa área e reclama do Governo o pagamento de mais de dois milhões de euros que deviam ter sido transferidos desde 2008 até à actualidade. Autarquia liderada por Ricardo Gonçalves (PSD) diz que as verbas transferidas pelo ministério têm sido insuficientes e que tem vindo a suportar despesas que não lhe competem.

Autarcas em guerra com Caixa Agrícola da Chamusca por querer fechar balcões
Os presidentes das Juntas de Freguesia de Azinhaga (Golegã), Víctor Guia, e da Carregueira (Chamusca), Joel Marques, declaram guerra à Caixa Agrícola da Chamusca, que pretende fechar as suas delegações nessas localidades, por razões económicas e de redução de custos. O mais radical é o presidente da Azinhaga que manda cancelar a sua conta bancária pessoal e a da autarquia e aconselha a população a fazer o mesmo, como forma de protesto. Apesar dos protestos os balcões fecharam mesmo.

NOVEMBRO

Relação confirma que líder distrital do PS se apropriou de dinheiro
O Tribunal da Relação de Évora confirma e ainda agrava a decisão da primeira instância que condena o deputado e presidente da distrital de Santarém do PS, António Gameiro, por ter ficado com 45 mil euros resultantes da venda de um apartamento de uma emigrante na Austrália, da qual foi advogado. O político recorreu da decisão da Instância Central Cível do Tribunal da Comarca de Santarém que deu como provado que este, na posse de uma procuração da cliente, tratou da venda de um apartamento dela e não lhe entregou o dinheiro.

Paulo Fonseca evasivo sobre caso do dono da rádio que contratou para a câmara
O presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca (PS), garante desconhecer que o município que lidera tem a trabalhar como dirigente da área de relações institucionais e comunicação o dono de uma rádio local que, além do ordenado, é beneficiado com pagamentos do município à empresa através de contratos de publicidade. Uma situação que configura uma incompatibilidade à luz da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas.

DEZEMBRO

Rui Medinas cumpre um mandato como presidente da Câmara da Golegã e sai de cena
O presidente da Câmara da Golegã, Rui Medinas (PS), surpreende ao anunciar que não vai ser candidato nas eleições autárquicas de 2017, após ter cumprido apenas um mandato como líder do município. A decisão foi anunciada num almoço de Natal dos funcionários do município e resultou de um compromisso que assumiu com a família quando venceu as eleições em 2013. O anúncio de Rui Medinas surge numa altura em que começa a ganhar força a possibilidade de o ex-presidente da câmara, eleito pelo PS, e actual presidente da assembleia municipal eleito por um movimento independente, Veiga Maltez, ser candidato à presidência da câmara. Rui Medinas garante que a sua decisão nada teve a ver com essa situação.

António Rodrigues deixa liderança do PS de Torres Novas e dá mais um sinal de divergência
O presidente da comissão política concelhia do Partido Socialista de Torres Novas, António Rodrigues, renuncia ao cargo. Esse foi mais um sinal das divergências que grassam no PS local, nomeadamente entre Rodrigues e o actual presidente da câmara e camarada de partido, Pedro Ferreira, que foi durante vários anos número dois de Rodrigues enquanto este liderou o município torrejano.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo