uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Abatidas cerca de 300 cabras na Serra de Aire e Candeeiros por problemas de saúde

Abatidas cerca de 300 cabras na Serra de Aire e Candeeiros por problemas de saúde

Cerca de 300 cabras inseridas na Serra de Aires e Candeeiros através de um projecto europeu para a conservação de habitats foram abatidas por problemas de saúde, informou a Junta de Freguesia de Fátima, no concelho de Ourém.
Em comunicado, a junta refere que a decisão foi tomada “após se verificar uma diminuição da produção de leite e um aumento repentino de abortos nos caprinos em gestação”. Neste sentido, o executivo, liderado pelo presidente Humberto Silva, e o veterinário responsável pela exploração solicitaram análises a todos os animais do rebanho, confirmando-se que todos os animais “estavam infectados com CAEV (Artrite Encefalite Caprina)”.
Segundo explicou a junta de freguesia na nota de imprensa, trata-se de uma doença “crónica que debilita os animais, impedindo a sua função zootécnica e levando-os ao sofrimento ao longo do seu desenvolvimento”. A doença “não tem qualquer impacto ou risco para o ser humano”, mas “havia o risco de contágio a outros animais da região com os quais se pudessem cruzar, o que iria provocar um prejuízo elevado na exploração”.
Devido à doença, o executivo ordenou o abate de todo o rebanho, bem como uma profunda limpeza e desinfestação do estábulo e respectivos equipamentos antes de um possível repovoamento. No comunicado, o presidente da junta lamenta o sucedido, afirmando que assegurou as “condições sanitárias para que tal não se volte a repetir”.
O projecto “Habitats Conservation - Conservation of natural and semi natural habitats in the Serras de Aire e Candeeiros” foi cofinanciado pelo Programa Life+ da União Europeia. Além da preservação dos habitats da serra, procurou-se com este rebanho fazer um trabalho de prevenção aos incêndios.

Abatidas cerca de 300 cabras na Serra de Aire e Candeeiros por problemas de saúde

Mais Notícias

    A carregar...