uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Governo desiste de financiar centro de formação do Futebol Clube de Alverca

Secretaria de Estado decidiu de forma unilateral rescindir o contrato de financiamento às obras do centro de formação. Quem vai agora pagar é o clube e a câmara municipal.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai atribuir um apoio financeiro de 256 mil euros ao Futebol Clube de Alverca (FCA) para o clube conseguir acabar a construção do seu centro de estágio e formação, um projecto em banho-maria há quase uma década.
A decisão surge depois de ser conhecido na semana passada o despacho da secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos, que decidiu de forma unilateral rescindir o contrato de financiamento da construção daquele polémico centro de estágios, em parte devido à insolvência da construtora do equipamento, a Construsan, do empresário José António Carmo.
A decisão chegou a colocar em cima da mesa a possibilidade do clube de Alverca ter de devolver ao Estado 187.500 euros já recebidos dos 700 mil que inicialmente iriam ser comparticipados pelo Governo. O clube, entretanto, conseguiu provar que o valor entregue já foi aplicado em trabalhos de construção.
O projecto inicial, cujo custo rondava os quatro milhões de euros, foi reformulado para ser adaptado em várias fases e permitiu reduzir, de forma “considerável” o investimento previsto, segundo Alberto Mesquita (PS), presidente da Câmara de Vila Franca de Xira. Nesta primeira fase, que contempla a construção de um campo de futebol de onze, um campo de futebol de cinco, balneários e infraestruturas, está prevista uma verba total a rondar os 810 mil euros.
Além do dinheiro da câmara será o clube a investir a verba restante. “Avançamos para esta proposta tendo em conta a capacidade financeira do clube para avançar com o concurso para a obra”, explicou o autarca.
A proposta foi aprovada pelo executivo camarário com a abstenção da CDU mas não sem antes ter havido polémica. Nuno Libório (CDU) solicitou que o ponto fosse retirado por considerar que havia falta de informação relevante no documento, como o faseamento dos trabalhos, os custos e outras questões paralelas como a variante de Alverca e a salvaguarda de infraestruturas previstas em Plano Director Municipal. “Estamos do lado da solução mas há perguntas para as quais precisamos de respostas e não as encontramos neste documento”, lamentou o autarca.
Já o vice-presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, não foi brando nas palavras, acusando a CDU de “sempre ter combatido” o projecto do FCA e de tentar adiar a discussão de um ponto que é uma “oportunidade única” de ver o projecto avançar.
À direita a coligação Novo Rumo, liderada pelo PSD, entendeu que o avanço do centro de estágios e de formação é importante para a cidade mas particularmente para todos os pais e jovens que “diariamente utilizam um campo pelado para jogarem”. Diz o vereador Rui Rei que é “da mais elementar justiça” que se apoie o clube de Alverca.

Mais Notícias

    A carregar...