uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Recados ao primeiro-ministro na inauguração da nova esquadra de Vila Franca de Xira
CERIMÓNIA. António Costa inaugurou a nova esquadra da PSP de Vila Franca de Xira

Recados ao primeiro-ministro na inauguração da nova esquadra de Vila Franca de Xira

Equipamento destinado à PSP vai proporcionar melhores condições aos utilizadores. Edifício foi inaugurado com salas ainda praticamente vazias e alguns agentes no interior só para a fotografia.

O primeiro-ministro, António Costa, foi a Vila Franca de Xira na última semana inaugurar a nova esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) da cidade mas não se livrou de ouvir alguns recados do presidente da câmara relacionados com problemas que estão, há décadas, por resolver.
Durante o seu discurso, Alberto Mesquita (PS) sorriu e, pedindo desculpa a António Costa, lembrou que “o trabalho autárquico nunca está concluído” e que por isso há ainda “várias matérias que carecem de atenção” do governo. Entre elas a resolução do problema das precárias instalações onde se encontra a Guarda Nacional Republicana na Castanheira do Ribatejo e a velha esquadra da PSP de Alhandra, onde também se registam problemas. Ambas são instalações com problemas há muito reportados e sem fim à vista.
“Poderá sempre contar com a cooperação do município para resolver estas e outras matérias e o nosso compromisso de mantermos uma relação excelente com as forças de segurança deste concelho para continuar a fazer dele um concelho seguro, com pessoas motivadas e infraestruturas modernas”, afirmou Alberto Mesquita.
Na resposta António Costa, que trouxe um discurso previamente preparado, evitou falar dos problemas levantados por Mesquita, optando por elogiar Vila Franca de Xira e a sua capacidade de criar sinergias com o governo que ajudam a resolver os problemas das populações.
“A criminalidade violenta desceu em 2015 e 2016 no concelho. É de louvar o dinamismo que [Alberto Mesquita] coloca neste e noutros processos. Vila Franca de Xira é um concelho com vida própria, tem feito apostas fortes e não tem sido um mero vizinho da capital Lisboa”, notou.
Ao abandonar o edifício o governante foi aplaudido por duas dezenas de populares mas uma moradora não se coibiu de lhe lembrar para “não se esquecer do aumento de pensões” que fora prometido aquando das eleições. António Costa respondeu que “vai tentar”.

De posto da GNR a esquadra da PSP vão 464 mil euros
A nova esquadra da PSP de Vila Franca de Xira foi inaugurada na tarde de 2 de Março e fica situada na Rua Luís de Camões. O novo equipamento resulta de uma parceria promovida pelo município junto do Ministério da Administração Interna, em que a câmara avançou o dinheiro das obras - 464 mil euros - e será depois ressarcida desse investimento.
É o culminar de uma ambição que já dura há mais de duas décadas. A esquadra tem agora dois edifícios que incluem salas de trabalho, atendimento às vítimas, salas de denúncias, formação e reuniões. A nova esquadra tem capacidade para um efectivo de 84 elementos. Na inauguração esteve também presente Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna que sublinhou o “esforço e desafio de melhoria” dos serviços públicos.

Armas e explosivos na nova esquadra

Com a abertura da nova esquadra passou também a funcionar no local desde segunda-feira, 6 de Março, a secção de armas e explosivos da divisão policial de Vila Franca de Xira. O horário de atendimento mantém-se entre as 09h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 16h00.

Recados ao primeiro-ministro na inauguração da nova esquadra de Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...