uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Novo projecto de eficiência energética para empresas da região 

A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém está a dinamizar e a divulgar junto das empresas da região um projecto financiado a 80% a fundo perdido, que tem como objectivo promover a Eficiência Energética nas empresas do Ribatejo. O projecto, criado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), tem o objectivo de promover a implementação de medidas que visem a adopção de hábitos de consumo e de equipamentos mais eficientes por parte dos consumidores de energia eléctrica.
O projecto, denominado “PPEC Ribatejo - Promover a Eficiência no Consumo Energético das empresas do Ribatejo”, pretende responder a esse objectivo através de duas tecnologias diferentes. Os destinatários - que podem ser entidades do sector agrícola ou industrial - poderão optar pela instalação de equipamento com um nível de eficiência superior para o aquecimento de águas através de bombas de calor com colector híbrido e/ou optar pela instalação de sistemas de iluminação eficiente, nomeadamente, novas lâmpadas de alto rendimento. Tudo isto com apoio a fundo perdido na ordem dos 80%.
Na primeira solução, o projecto apoia a instalação de bombas de calor para águas quentes sanitárias (AQS) e a substituição de termoacumuladores eléctricos em 40 empresas, equipamentos com uma vida útil de cerca de 20 anos, sendo os valores investidos pelas empresas recuperados ao fim de três anos.
Quanto à instalação de sistemas de iluminação eficiente, o PPEC Ribatejo apoia a substituição de lâmpadas tubulares fluorescentes T8 por tubos LED de 9W, 18W e 26W em conjuntos que atinjam o valor total de 4.000 euros, sendo que são apoiados no máximo 40 destes conjuntos. No final da sua vida útil - 7 anos - as empresas terão poupado 12.000 euros (poupança anual de 1.834,80 euros), o que significa que terão recuperado o investimento em menos de 6 meses.
As empresas que pretendam conhecer este apoio de forma mais pormenorizada, ou efectuar já candidatura à mesma, devem solicitar mais esclarecimentos ao Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da Nersant, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido