uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Câmara admite negociar compra de jazigos para libertar velho cemitério de Alverca

Problema do velho cemitério de São Sebastião continua sem fim à vista

O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), admitiu esta semana a possibilidade de encetar negociações de compra com as famílias detentoras dos jazigos actualmente existentes no velho e desactivado cemitério de São Sebastião em Alverca.
A desactivação daquele velho, degradado e vandalizado cemitério arrasta-se há 30 anos e continua sem desfecho à vista. “O plano que existe é desactivarmos no cemitério tudo o que pudermos e conseguirmos. As campas são o mais fácil mas os jazigos é mais complicado, se lhes mexemos caem como um baralho de cartas. E como são privados teremos de negociar a sua aquisição, o que é um processo moroso”, explica Alberto Mesquita.
O autarca entende que mesmo “já sem as campas” o cemitério ficaria com um espaço livre “interessante” para permitir aos bombeiros de Alverca alargar as suas instalações. Mesquita respondia aos vereadores da oposição durante a última reunião de câmara em que foi solicitado um ponto de situação do problema.
Já em Abril do ano passado o assunto foi notícia, com o município a garantir que a avaliação patrimonial do cemitério estava concluída e que tudo o que lá existe foi catalogado para salvaguarda futura. O velho cemitério de Alverca, recorde-se, é um espaço bastante degradado e ao abandono. Há campas levantadas, covas por tapar e ossários vandalizados. A primeira ordem para construir o cemitério da cidade surgiu em 1835. As campas mais antigas situadas naquele local são datadas do século XIX.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido