uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Pressão dos municípios leva Valnor a baixar tarifa do lixo

Empresa que trata dos resíduos sólidos urbanos em 25 municípios dos distritos de Santarém, Castelo Branco e Portalegre acedeu a actualizar o tarifário num valor bem mais reduzido do que o inicialmente previsto. Valnor queria 80 euros por tonelada de lixo recolhido mas acabou por aceitar 45 euros. Em 2016 as autarquias pagavam 32 euros.

Os 25 municípios dos distritos de Santarém, Castelo Branco e Portalegre servidos pela Valnor, chegaram a acordo com a empresa sobre o tarifário a aplicar, a partir deste ano, para a recolha dos resíduos sólidos urbanos, que passa de 32 para 45 euros por tonelada de lixo recolhido mas longe dos 80 euros que a Valnor pretendia cobrar.
No final de uma assembleia geral, que juntou autarcas e a administração da Valnor, em Avis, no distrito de Portalegre, a presidente da Câmara de Abrantes e porta-voz dos autarcas, Maria do Céu Albuquerque, explicou à agência Lusa que foi possível chegar a um acordo. “Esteve em cima da mesa um valor de 80 euros por tonelada contra os 32 que pagávamos até ao ano passado. Hoje conseguimos chegar a um entendimento, com uma tarifa para 2017 de 45 euros”, afirmou a autarca, considerando que mesmo assim o valor aplicado é “elevado”. “A pressão alta não vai baixar e nós queremos, e isso ficou aprovado por unanimidade, pedir ao Governo que nos ajude a encontrar uma alteração legislativa que permita ir ao encontro de uma solução, que permita uma harmonização a nível nacional de tarifário em que não haja esta discrepância a bem da coesão territorial e social do nosso país”, declarou ainda a autarca.
Os municípios chegaram a um “entendimento” para o ano de 2017 e para os seguintes até 2024, pese embora os autarcas considerem que este modelo tarifário “tem que ser alterado” até ao final da data estipulada (2024).
A Valnor é uma empresa concessionária da EGF - Empresa Geral do Fomento, SA, responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos. Os concelhos abrangidos são os de Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sor, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido