uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Pressa foi a culpada pela bronca protocolar entre dadores de Vialonga e câmara
POLÉMICA. Monumento está feito e pronto a inaugurar dia 23 deste mês

Pressa foi a culpada pela bronca protocolar entre dadores de Vialonga e câmara

Executivo acabou por aprovar esta semana apoio financeiro de 4500 euros para a obra. Em causa está o desejo da associação em inaugurar o monumento no dia 23 de Março, data em que o grupo de dadores completa o seu 40º aniversário.

Foi enterrado na última semana o machado de guerra entre a Associação dos Dadores de Sangue de Vialonga e a Câmara de Vila Franca de Xira em torno da polémica construção do monumento aos dadores que começou a ser construído antes de ter sido aprovado em reunião de câmara.
Na última semana a proposta de apoio voltou a subir a votação dos vereadores, desta vez já com as explicações do grupo para o facto da obra ter avançado antes do tempo e o apoio solicitado de 4500 euros para a obra acabou mesmo por ser atribuído por unanimidade.
Justificou o presidente dos dadores de sangue, José Pires, que o facto da obra ter avançado antes da votação na reunião se deveu à pressa em ter o monumento construído e pronto a inaugurar a tempo da cerimónia do 40º aniversário dos dadores, que se assinala no dia 23 de Março. Para isso pediram à Junta de Freguesia de Vialonga que adiantasse materiais e mão-de-obra para ir construindo o monumento até que o financiamento para o mesmo fosse a reunião de câmara.
José António Gomes (CDU), presidente da junta, acedeu ao pedido por considerar “de todo justificado” a importância da obra para a freguesia e o relevo do papel social desempenhado pelo grupo.
“Em momento algum nos passou pela cabeça que o mesmo não tivesse aprovação por parte da câmara municipal”, confessa José Pires, presidente do grupo, numa comunicação enviada ao município. “Por via do que aconteceu nessa reunião de câmara decidimos parar de imediato com a construção do monumento”, explica o dirigente, tendo apelado ao “bom senso” dos vereadores para compreenderem “as razões para a atitude” do grupo.
A construção de um monumento de homenagem aos dadores de sangue em Vialonga era uma aspiração antiga do grupo. O monumento criado em Vialonga é uma réplica do monumento feito em homenagem aos dadores de sangue da cidade de Guimarães. A maquete foi aprovada e o local escolhido - junto à rotunda do Cabo, em Vialonga - mereceu luz verde das diferentes entidades.

Pressa foi a culpada pela bronca protocolar entre dadores de Vialonga e câmara

Mais Notícias

    A carregar...