uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Mouriscas regressa ao tempo da reconquista cristã por vontade popular

O Festival Mourisco realiza-se nos dias 26, 27 e 28 de Maio, em Mouriscas, no concelho de Abrantes. O evento surgiu de uma proposta apresentada pelo cidadão Amadeu Bento Lopes, tendo sido a segunda mais votada entre as quatro vencedoras da primeira edição do Orçamento Participativo de Abrantes (2016). O festival, que tem um orçamento de 60 mil euros, foi apresentado pela Câmara de Abrantes no dia 20 de Março, no auditório da EPDRA - Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Mouriscas.
As inscrições para participar na recriação histórica estão abertas e podem ser efectuadas até 13 de Abril no site da Câmara de Abrantes na Internet ou no Facebook do evento. Incluem seguro, formação específica para a área escolhida e alimentação durante o evento (caso esteja em mais do que um turno).
Trata-se de um evento de recriação histórico-cultural alusivo aos séculos X e XI que fará uma viagem ao mundo medieval de um imaginário mourisco em tempo de reconquista cristã e que contará com três momentos de recriação histórica: a chegada da caravana moura, o ataque às mouras e um momento de junção das duas culturas.
No centro da freguesia será criada a “Aldeia Mourisca” com três espaços centrais, incluindo a liça (treino de cavalos) e zona de espectáculos de contextualização, área de jogos e brincadeiras, áreas alimentares/restauração, área de mercadores (barraquinhas e artesãos) e os dois acampamentos, o cristão e o mouro.
Todos os momentos serão construídos com a participação activa de voluntários, integrados com as companhias profissionais. Os cidadãos, escolas, associações do concelho podem participar no grupo de dança medieval, nos workshops de arte militar medieval ou integrar o acampamento mouro e praticar os diferentes ofícios (ferreiro, oleiro, falcoaria, cozinha, destilação, escrita, entre outros). As associações culturais e os grupos de teatro poderão propor a criação de quadros ou participar na oficina de concepção de personagens.

Mais Notícias

    A carregar...