uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Pipas vão ser recolocadas em rotunda do Cartaxo

As dez pipas de vinho que estavam colocadas numa rotunda do Cartaxo vão ser colocadas no mesmo local. A informação foi dada pelo presidente do município, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), em resposta ao vereador Vasco Cunha (PSD). O autarca explicou que a Adega Cooperativa do Cartaxo ofereceu dez pipas mas ficaram a faltar três que foram oferecidas recentemente. “As pipas estão na nossa carpintaria. Vamos envernizá-las e quando estiverem prontas vão ser colocadas no mesmo local onde estavam as outras. Além disso, vamos iluminá-las para ficarem mais visíveis durante a noite”, referiu Pedro Ribeiro.
A 14 de Novembro de 2009 foi inaugurada numa das rotundas do Cartaxo, na Estrada Nacional 365-2, um ‘monumento’ de dez pipas empilhadas em forma de pirâmide: oito pipas tinham a inscrição de cada uma das freguesias do concelho, uma referência aos 25 anos de “Os Pipas”, a confraria que colocou a construção no local, e outra homenageava o vinho da terra. Em 2015 o símbolo da cultura do vinho no concelho desapareceu da rotunda.
No princípio a manutenção do monumento foi feito pelos “Os Pipas”, com óleo de impermeabilização e outros produtos que impediam a sua deterioração, mas a falta de apoio da câmara ditou a degradação das pipas. O ano passado, Pedro Ribeiro disse a O MIRANTE (ver edição 14 Julho 2016) que as pipas estavam em risco de queda e que estavam a apodrecer por isso foram retiradas. Vão agora ser colocadas, apesar do autarca não ter dado uma data para a sua recolocação. Vasco Cunha sugere que esta aconteça durante a Festa do Vinho que se realiza no final do mês de Abril.

Mais Notícias

    A carregar...