uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mais adegas e mais visitantes na 13ª edição da Ávinho

Mais adegas e mais visitantes na 13ª edição da Ávinho

Aveiras de Cima arriscou-se a ser pequena para a enchente de pessoas que quiseram provar gratuitamente o vinho da região, comer uma febra sem pagar e ainda assistir a concertos de bandas nacionais.

No ano em que a Ávinho - Feira do Vinho e das Adegas de Aveiras de Cima entrou na adolescência – o evento que ocorreu naquela freguesia do concelho de Azambuja nos dias 7, 8 e 9 de Abril vai já na 13ª edição – foram 14 as adegas que se juntaram à festa que atrai cada vez mais pessoas à vila por esta altura. Mas não foram só os visitantes que subiram de número em 2017. “São cada vez mais as casas que se juntam a esta iniciativa”, confirmou a O MIRANTE Luís de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Azambuja.
O município também investiu mais este ano, sobretudo na animação musical. “Reforçámos as barraquinhas e a animação de rua e apostámos muito nos dois grupos musicais”, revelou o autarca. O circuito pelas adegas – bastava comprar uma caneca por 2,5 euros à Associação de Produtores de Vinho – e parar em cada adega para provar os diferentes néctares de uva à disposição -, chamou muita gente à vila, mas a Ávinho não se fez só de provas vínicas.

Rainha das Vindimas de Portugal amadrinhou o festival
As ruas tiveram animação contínua, garantida pelos grupos “Banda às Riscas” e “Camisas Negras” e ainda pela Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima que transformou as ruas da vila em pistas de dança. Este ano, a iniciativa contou ainda com a presença da Rainha das Vindimas de Portugal, Marisa Ferreira, natural de Aveiras de Cima, que assumiu o papel de madrinha do certame.
A inauguração oficial da Ávinho 2017 aconteceu na sexta-feira à tarde e consistiu na apresentação do evento seguida de uma visita a todas as adegas aderentes por uma comitiva encabeçada por Luís de Sousa e por António Torrão, presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima. E se, no seu discurso, o autarca de Azambuja apelou a que os convivas bebessem “com moderação”, Torrão aproveitou para fazer um convite aos visitantes: “Se não quiserem conduzir depois, podem ficar cá a pernoitar que sempre se arranja um cantinho”, afiançou.
A festa incluiu ainda a distribuição de centenas de quilos de carne e fatias de pão doadas pelos parceiros da festa, na sexta-feira, que os visitantes cozinharam eles mesmos nos assadores colocados à disposição do público em frente de cada adega aderente. De barriga cheia, seguiram-se as já habituais sessões de fado nas adegas. A noite foi dirigida aos mais jovens: na de sexta-feira actuou o grupo musical “Sete Saias” e no sábado à noite a banda portuguesa de Miguel Araújo: os “Azeitonas”. Para o ano há mais. Queiram as vinhas ser generosas....

Das Caldas da Rainha com direito a motorista

Há quatro anos que Vítor e Bruno Luís, pai e filho, arrancam das Caldas da Rainha em direcção a Aveiras de Cima para participar na Festa do Vinho e das Adegas: “Gostamos muito de cá vir e não faltamos a uma edição desde que soubemos deste evento”, confidenciou Vítor. Chegam cedo e não falham uma prova, por isso trazem sempre com eles uma convidada especial: “Para podermos provar os vinhos à vontade, a minha mulher acompanha-nos. É ela quem vai conduzir”, confessou Vítor.

Prémios de melhor tinto e melhor branco para a mesma casa

A casa “Agro-Batoréu, Lda”, de Aveiras de Cima, arrebatou – com o melhor branco e o melhor tinto – os dois primeiros lugares do 35º Concurso de Vinhos aberto aos produtores do Concelho de Azambuja, referente à colheita 2016. O 2º lugar foi atribuído à Vinhos Pingalim, de Alcoentre, e o 3º à Agrovia S.A. - Vinhos Quinta da Lapa, de Arrifana-Manique do Intendente. Os prémios monetários – 750 euros aos primeiros, 500 euros aos segundos e 250 euros aos terceiros classificados – são atribuídos pela Câmara Municipal de Azambuja e foram entregues no domingo, dia de encerramento da 13ª edição da Ávinho.

Mais adegas e mais visitantes na 13ª edição da Ávinho

Mais Notícias

    A carregar...