uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Muitas túberas e espargos para provar em Santo Estêvão até ao fim do mês

Até ao final de Abril está a decorrer na freguesia de Santo Estêvão, concelho de Benavente, o Festival Gastronómico da Túbera e do Espargo. Esta primeira edição do festival teve início a 18 de Março.
As túberas, conhecidas também como as turfas da região, são fungos que crescem junto às raízes dos sobreiros. Os espargos cujos rebentos são muito apreciados na culinária do Ribatejo e Alentejo, têm um sabor delicado, poucas calorias e são particularmente ricos em ácido fólico, além de terem propriedades diuréticas.
A iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Santo Estêvão que faz um balanço positivo do que se passou até ao momento. “Com a realização deste evento foi possível mobilizar inúmeros estabelecimentos da freguesia e promover estes dois ingredientes que existem em abundância na localidade e arredores. Os restaurantes aderentes apresentam aos apreciadores uma vasta oferta de pratos confeccionados com estes elementos e os estabelecimentos aderentes do comércio local disponibilizam túberas e espargos para venda ao público, dinamizando assim em simultâneo ambos os sectores”, refere aquela entidade.
Mas o festival não se fica por ali. “Ainda neste âmbito e porque a adesão da população é sempre forte, foi possível inovar e introduzir, neste mesmo evento, uma caminhada pelas paisagens privilegiadas que rodeiam a freguesia e sessões de showcooking ao ar livre onde é oferecida à população uma degustação de iguarias confeccionadas com aqueles ingredientes”, é referido pela organização.

Mais Notícias

    A carregar...