uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Santarém, Almeirim, Salvaterra e Benavente são as paragens de nova rota turística

Santarém, Almeirim, Salvaterra e Benavente são as paragens de nova rota turística

Projecto envolve municípios, Rodoviária do Tejo e um operador da capital

Até ao final de Setembro, todas as quintas-feiras, os concelhos de Santarém, Almeirim, Salvaterra de Magos e Benavente vão receber autocarros de turistas, captados em Lisboa. Uma iniciativa dos municípios em parceria com a Rodoviária do Tejo, que criará um circuito na cidade de Santarém específico para este projecto. Esta acção envolve ainda a Cityrama, um dos operadores turísticos mais antigos a operar em Lisboa.
Na quinta-feira, 6 de Abril, o operador turístico fez a primeira viagem de apresentação, transportando guias turísticos, empresários de restauração, entre outros agentes do sector do turismo. A ideia é os turistas visitarem Santarém, depois comerem a sopa de pedra em Almeirim e passarem pela Falcoaria Real, em Salvaterra de Magos. A jornada por terras ribatejanas termina na Companhia das Lezírias, concelho de Benavente.
Para já, está previsto um ou dois autocarros todas as quintas-feiras, mas a expectativa do presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, é que sejam muitos mais e que tragam não só turistas portugueses mas também estrangeiros. “É, com certeza, uma aposta ganha”, acredita o autarca.
O director de operações da Cityrama, Jorge Justo, considera que o Ribatejo mantém a identidade genuína dos locais a descobrir. “Se falarmos em turismo, os clientes não querem só conhecer a parte monumental, mas também querem saber como as pessoas vivem, onde trabalham, qual é o seu dia-a-dia”, afirma. Para Jorge Justo, Almeirim e Santarém são uma agradável surpresa tanto na parte monumental, como também na parte do seu património edificado e na parte de turismo de natureza, através do contacto com o conceito rural. “Tudo isto é uma experiência de um produto final bem consolidado pode cativar mais pessoas”, adianta.
Yuko, agente turística da Niki Travel & Tours, confessa que este novo circuito turístico vai ser interessante para trazer os turistas japoneses a esta região e não ficarem apenas pelos sítios mais turísticos de Portugal, nomeadamente Sintra ou Fátima. “Acho que Santarém é muito bonita e gostava que os japoneses conhecessem também esta zona que é tão típica”, conta.
A opinião é partilhada por José Castanheira, do Hotel Dom Pedro, em Lisboa.”Este circuito é muito interessante, sobretudo a parte cultural e gastronómica”, afirma. Em relação às nacionalidades que terão mais interesse, acredita que este circuito será, com certeza, mais apelativo para os brasileiros.

Santarém, Almeirim, Salvaterra e Benavente são as paragens de nova rota turística

Mais Notícias

    A carregar...