uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Orçamento Participativo de Abrantes tem 350 mil euros para investir
Maria do Céu Albuquerque

Orçamento Participativo de Abrantes tem 350 mil euros para investir

As propostas podem ser apresentadas até 31 de Maio, seguindo-se a votação em Agosto e Setembro

A segunda edição do Orçamento Participativo de Abrantes tem um montante de 350 mil euros para investir em 2018, estando nas mãos dos cidadãos decidir em quê e onde. A apresentação realizou-se no dia 5 de Abril nos Paços do Concelho. Podem participar cidadãos maiores de 18 anos, naturais ou residentes no concelho, com propostas individuais ou em representação de organizações da sociedade civil, grupos de moradores ou vizinhos. São aceites propostas que se enquadrem em todas as áreas de competência do município.
A ideia é prolongar o tempo de apresentação de propostas. “Estamos a trabalhar com mais tempo para permitir que a participação possa ser acrescentada e com isso consigamos envolver o cidadão na decisão daquilo que é o nosso futuro colectivo”, disse a presidente Maria do Céu Albuquerque (PS).
Este ano é também possível apresentar as propostas em papel em locais específicos. As propostas podem ser apresentadas até 31 de Maio em https://abrantes360.cm-abrantes.pt, nas assembleias participativas (que decorrem de 12 de Abril a 4 de Maio nas 13 freguesias do concelho), na Biblioteca Municipal António Botto, na Biblioteca Itinerante de Abrantes, no Serviço de Atendimento Geral e no Espaço Jovem de Abrantes.
A votação decorre entre 1 de Agosto e 15 de Setembro. Cada cidadão tem direito a dois votos para votar em dois projectos diferentes e escolher os vencedores, que serão financiados. Para Maria do Céu Albuquerque, trata-se de “ajudar a priorizar os investimentos que têm de ser feitos”, um processo democrático para “o desenvolvimento integrado e sustentado” do concelho.
A primeira edição, em 2016, contou com um Orçamento Participativo de 262 mil euros, com a apresentação de 21 propostas que recolheram 1114 votos de um total de 557 votantes de cidadãos pertencentes a todas as freguesias do concelho, tendo sido aprovados cinco projectos que foram incluídos no orçamento municipal do corrente ano.
A proposta vencedora foi a requalificação do Largo Espírito Santo, em Mouriscas, uma obra por ajuste directo no valor de 86 mil euros que, segundo Maria do Céu Albuquerque, “vai começar em breve”. Em segundo lugar ficou o Festival Mourisco, também em Mouriscas, que vai acontecer em Maio. Este festival conta com um investimento na ordem dos 60 mil euros.

Orçamento Participativo de Abrantes tem 350 mil euros para investir

Mais Notícias

    A carregar...