uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Perder o medo dos médicos no Hospital da Bonecada

Perder o medo dos médicos no Hospital da Bonecada

A sede da Sociedade Euterpe Alhandrense acolheu a iniciativa Hospital da Bonecada, para promover a confiança das crianças nos médicos e transmitir-lhes hábitos de vida saudáveis.

No Hospital da Bonecada, não foram as crianças a estarem doentes, mas os seus bonecos mais queridos. E a única forma de tratar os vários problemas de que sofriam foi através da confiança que os seus donos estabeleceram com os doutores das batas brancas. Desde pernas partidas a dores de cabeça e barriga, os brinquedos foram todos tratados, com exames mais ou menos complicados e os mais pequenos perderam o receio que pudessem ter dos médicos.
Bárbara, de 6 anos, foi uma das muitas meninas que participaram na actividade. Veio acompanhada do pai, Armando Joaquim, de 46 anos, e levou a sua boneca preferida, que cheira a chocolate e que nesse dia tinha febre. No ano passado, outra das suas bonecas também esteve doente, “com um dói-dói nas costas”, e os médicos do Hospital da Bonecada trataram-na tão bem que lhe conquistaram a confiança, convencendo-a a voltar.
“As crianças que vieram participar hoje ficam a perceber melhor o que é um hospital e quais  os cuidados de saúde que podem receber lá. E quando lá forem vão encarar aquilo que lá encontram com toda a naturalidade”, afirmou o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, enquanto observava uma cirurgia a um Nenuco, num dos blocos operatórios em ponto pequeno que foram montados no Hospital da Bonecada.
Além da área das cirurgias, o Hospital da Bonecada contou com uma série de outros departamentos, da medicina à enfermagem, saúde oral, nutrição ou bem-estar. Além de verem os seus bonecos serem tratados pelos médicos e cooperarem com eles nos diagnósticos, as crianças também participaram em jogos e aprenderam, de forma didáctica e divertida, lições sobre saúde, boa alimentação e práticas de vida saudáveis.
Catarina Dias, presidente da 16ª comissão organizadora do Hospital da Bonecada, afirma que este “é um dos grandes projectos da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa”, uma das escolas que esteve presente no evento: “Muitos destes miúdos que aqui vêm não estão habituados a lidar com médicos e com outros profissionais da área da saúde que temos hoje connosco, desde enfermeiros a pessoal da imagem médica e da radioterapia, medicina dentária, etc... Estão aqui presentes todas as áreas que são vistas nos hospitais e pelas quais os miúdos vão passar, para que eles se habituem um bocadinho a como elas funcionam”.
É um jogo de “faz de conta, um teatro, no fundo”, em que as crianças transmitem os seus medos para os bonecos e ganham confiança ao verem os médicos tratarem deles, que ganham à-vontade com as actividades que eles desenvolvem, “para que da próxima vez que forem confrontados com situações em que tenham de recorrer aos serviços médicos já não vão com medo”.
Jorge Zacarias, presidente da Sociedade Euterpe Alhandrense, defende que o êxito da edição deste ano se deve muito ao sucesso do ano passado, que contou com a presença de mais de mil crianças. Este é um projecto de referência que traz para Alhandra um grande número de pessoas e de entidades de elevado nível e que acrescentam valor a toda esta área”. O Hospital da Bonecada resultou de uma parceria entre a câmara municipal, o Hospital Vila Franca de Xira, a Associação de Estudantes da Nova Medical School e o Agrupamento dos Centros de Saúde do Estuário do Tejo. .

Perder o medo dos médicos no Hospital da Bonecada

Mais Notícias

    A carregar...