uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Unidade de Reserva Logística Nacional já está instalada em Almeirim

Unidade de Reserva Logística Nacional já está instalada em Almeirim

Campus da Protecção Civil ganha novas valências em terrenos cedidos pelo município

A Unidade de Reserva Logística Nacional e o Parque de Veículos do Centro Táctico de Comando da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), construídos em dois lotes de terreno na Zona Industrial de Almeirim, já estão em funcionamento.
A inauguração decorreu no sábado, 8 de Abril, na presença do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes. “É a primeira base de apoio logístico nacional da nova geração. Baptizamos esta infraestrutura como o Campus da Protecção Civil e há que dar jus ao nome e isso quer dizer que este vai ser a melhor infraestrutura nacional de protecção civil”, afirmou o governante.
O parque de viaturas e a unidade de reserva ficam junto à Base Permanente da Força Especial de Bombeiros (FEB), uma obra de 450.000 euros inaugurada há dois anos. Num total de 1.600 metros quadrados de área coberta, a Unidade de Reserva Logística tem reservadas áreas de trabalho para a recém-criada Brigada Logística da FEB, a quem será entregue a operacionalização desta unidade. No novo edifício ficarão armazenados todos os equipamentos operacionais da ANPC, com excepção dos destinados a ajuda humanitária, que continuarão armazenados na Base Aérea de Sintra. Os espaços foram cedidos pelo município de Almeirim, por 20 anos, à ANPC.
O Parque de Veículos Operacionais Nacionais, visa acomodar os veículos que compõem o Centro Táctico de Comando, como o veículo mortuário, o veículo de apoio alimentar, o veículo frigorífico, entre outros.

Adjudicada terceira fase do campus
O Município de Almeirim adjudicou, no dia 9 de Março, a construção da terceira fase do Campus da Protecção Civil de Almeirim. Nesta última fase vai ser construído o Comando Distrital de Operações e Socorro do Distrito de Santarém (CDOS), actualmente a funcionar em instalações arrendadas no Lezíria Retail Park, que se junta à Base da Força Especial de Bombeiros e à Unidade de Reserva Logística de âmbito nacional.
De referir ainda que, por decisão do Governo, as duas últimas obras, Unidade de Reserva Logística (URL) e CDOS, vão ver a comparticipação dos fundos comunitários reforçada. Ou seja, em duas obras de cerca de 700 mil euros cada, a Câmara de Almeirim pagará apenas cinco por cento. O restante é totalmente comparticipado por Bruxelas.
Pedro Ribeiro acrescenta ainda que vão ser “fixados no concelho cerca de 100 postos de trabalho que diariamente fazem da cidade o seu local de trabalho”. Cerca de 60 desses postos de trabalho já estão fixados, são os “canarinhos” da Força Especial de Bombeiros.

Unidade de Reserva Logística Nacional já está instalada em Almeirim

Mais Notícias

    A carregar...