uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Romaria em honra de Nuno Álvares Pereira de 28 a 30 de Abril em Cernache do Bonjardim

Momento para perpetuar a memória e o legado enquanto homem, guerreiro e santo. Este ano haverá a inauguração de um busto de Diamantino Calado Pina.

São Nuno de Santa Maria estará em destaque na quinta edição da romaria que se realiza em sua honra de 28 a 30 de Abril em Cernache do Bonjardim. A cerimónia militar com as relíquias de Nuno Álvares Pereira, os cortejos, as recriações históricas, os concertos, a eucaristia e o mercado com produtos locais são alguns dos pontos altos da romaria.
O programa inicia-se no dia 28 de Abril, sexta-feira, às 22h00 com o concerto da Banda Militar do Exército, na Igreja do Seminário das Missões em Cernache do Bonjardim. No dia seguinte, às 10h15, terá lugar a recepção das entidades oficiais na sede da União de freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, a que se seguirá o momento do descerramento do busto em memória de Diamantino Calado Pina, antigo presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.
No mesmo dia 29, às 11h00, terá lugar a Cerimónia Militar presidida por General Chefe do Estado-Maior do Exército, junto à estátua de D. Nuno Álvares Pereira: inicia-se com Guarda de Honra a Alta Entidade, chegada das relíquias de Nuno Álvares Pereira, seguindo-se a cerimónia de homenagem aos mortos, com deposição de Coroas de Flores, evocação histórica e alocução do presidente da Câmara Municipal da Sertã, finalizando com o desfile militar. As relíquias de Nuno Álvares Pereira virão sob escolta militar directamente da Igreja do Santo Condestável, em Lisboa.
Durante a tarde, e com início às 13h00, decorrerá a animação de rua e, cerca das 14h00, terá início a Recriação Histórica que acontecerá em quatro momentos e quatro locais distintos: Capela de Nossa Senhora dos Remédios, Cruzeiro do Outeiro da Lagoa, Igreja do Nesperal e Cernache do Bonjardim.
À Igreja do Seminário das Missões acolhe o Concerto de Fado Lírico, às 22 horas, com as vozes de Carlos Guilherme, Teresa Tapadas e Filipa Lopes acompanhados ao piano por Pedro Vieira de Almeida.
No domingo, 30 de Abril, às 6h30, partirá da Alameda da Carvalha, na Sertã, um grupo de peregrinos em direcção a Cernache do Bonjardim. Dinamizada pela Academia Sénior da Sertã esta caminhada é aberta à população de todas as idades e não carece inscrição. O seu percurso irá passar pelo Cruzeiro do Outeiro da Lagoa, Igreja Matriz do Nesperal, finalizando em Cernache do Bonjardim.
Às 9h30, as artérias da Vila de Cernache do Bonjardim serão percorridas pela arruada da Associação os Tambores de Casal da Madalena. Às 10h00 terá início o cortejo religioso, seguido pela Eucaristia com Guarda de Honra ao Altar na Igreja do Seminário das Missões.
Às 14h00 terá continuidade a animação de rua, seguida pelo 34.º Festival de Folclore do Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim. O Mercado Municipal de Cernache do Bonjardim acolherá os concertos de Key-Love às 21h00 e Zézé Fernandes às 22h00.
Promovida conjuntamente pela Câmara Municipal da Sertã e pela União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais esta romaria pretende perpetuar a memória e o legado de Nuno Álvares Pereira nas diferentes vertentes da sua vida enquanto homem, guerreiro e santo.

Mais Notícias

    A carregar...