uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Proibido trânsito em Fátima enquanto Papa estiver no santuário

Proibido trânsito em Fátima enquanto Papa estiver no santuário

Comércio tem de se abastecer nos dias anteriores às cerimónias

A circulação automóvel na cidade de Fátima nos dias 12 e 13 de Maio, por ocasião dos 100 anos das aparições, altura em que o Papa Francisco vai estar no santuário, apenas será autorizada a circulação de veículos de emergência e credenciados, informa a junta de freguesia.
Segundo a página na Internet da junta, que apresenta um conjunto de informações úteis sobre a Operação Fátima 2017, “não há circulação automóvel (ligeiros e pesados)” na Avenida D. José Alves Correia da Silva e em todas as ruas entre as avenidas Beato Nuno e Papa João XXIII”. A interdição estende-se das 09h00 de dia 12 até às 18h00 de dia 13, sendo que nestes duas últimas avenidas pode circular-se “com todas as condicionantes que houver”.
“As únicas viaturas autorizadas a circular são os veículos de emergência e credenciados pelo Santuário de Fátima e pela Câmara de Ourém com o aval da GNR”. A Junta de Freguesia de Fátima sublinha que os dísticos adquiridos na Associação Empresarial Ourém/Fátima (ACISO) não servem para esta ocasião. Aconselha-se os estabelecimentos a abastecerem-se nos dias anteriores ao dia 11 de Maio. O horário para abastecimento de produtos frescos (padaria e pastelaria) decorre entre as 04h00 e as 07h00 de dia 13 mas apenas “a viaturas e motoristas credenciados”.
Quanto ao estacionamento, a junta adianta que “os parques 12, 13 e 14” vão estar abertos a partir das 10h00 do dia 11 de Maio, exclusivamente para autocarros, e relembra a criação de 20 bolsas de estacionamento (com capacidade para cerca de 18 mil viaturas ligeiras) nas imediações de Fátima que “terão disponíveis ‘transfers’ para fazer o transporte dos passageiros para a Cova da Iria, a título gratuito, bem como o seu regresso”.
A junta recomenda às pessoas que trabalham na Cova da Iria a utilizarem as bolsas de estacionamento e respectivo ‘transfer’, e esclarece que parte do parque 12 é destinada “a pessoas de mobilidade reduzida que tenham os veículos devidamente sinalizados”.
“Não é permitido campismo nas imediações do santuário, nem nos parques destinados a estacionamento de autocarros. O campismo será permitido num terreno atrás do Pingo Doce (sul) e no estádio João Paulo II que terá instalações sanitárias, água, luz e segurança”. Já as autocaravanas “ficarão no parque 4 e em bolsas de estacionamento indicadas para esse efeito”, anuncia a junta.
A junta recomenda aos peregrinos que se desloquem a Fátima em grupo que comuniquem à GNR o dia da chegada e o trajecto, “para lhes ser prestado todo o apoio necessário”. Em www.protecaocivilfatima.pt há informação de pontos de apoio. Os peregrinos podem também encontrar ou pedir informações através do e-mail: fatima2017@cm.ourem.pt, do telefone 249070303 e no site da GNR em: www.gnr.pt.

Proibido trânsito em Fátima enquanto Papa estiver no santuário

Mais Notícias

    A carregar...