uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira tem novo sistema para detectar problemas nas redes de água e esgotos

Vila Franca de Xira tem novo sistema para detectar problemas nas redes de água e esgotos

Carrinhas adquiridas pelo município permitem fazer uma “endoscopia” ao subsolo da cidade, detectar os problemas e facilitar a sua resolução.

Edição de 26.04.2017 | Economia

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) adquiriram recentemente duas carrinhas com um sistema avançado de detecção de problemas na rede de esgotos e infraestruturas no subsolo. As carrinhas custaram cerca de 90 mil euros, mas o presidente dos SMAS, o vereador António Oliveira, garante que é um investimento que compensa.
“É um investimento totalmente justificado. É o avançar da tecnologia. Se quem está a usar estas carrinhas acertar a detectar o problema, quando chegar a equipa de manutenção, em vez de gastarmos 50 mil euros numa obra, gastamos 20 mil”, explica António Oliveira. A título de exemplo, refira-se que a redução das perdas de água em apenas 1% permitiria aos SMAS uma poupança de 200 mil euros.
As carrinhas operam através de câmaras de vídeo e de cabos que as levam ao subsolo como um tubo médico numa endoscopia, tornando possível detectar onde se encontram as rupturas ou outros problemas no sistema de abastecimento de água e na rede de esgotos e perceber exactamente onde é necessário escavar o solo e efectuar a obra.
Isto poupará tempo, dinheiro e mão-de-obra e não causará tanto embaraço ao trânsito de pessoas e automóveis por não ser necessário abrir buracos ao longo de toda a cidade. A sondagem no subsolo também se fará preferencialmente à noite, para que o silêncio permita às câmaras e sistemas de som detectarem melhor onde há problemas como canos deficientes e perdas de água.

Vila Franca de Xira tem novo sistema para detectar problemas nas redes de água e esgotos

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...