uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festa do Vinho do Cartaxo aposta na renovação do certame

Festa do Vinho do Cartaxo aposta na renovação do certame

Vinho e chocolate vão ser reis durante quatro dias no Pavilhão Municipal de Exposições da cidade

A tradicional Festa do Vinho do Cartaxo vai apresentar-se renovada. O tema deste ano é “Vinho & Chocolate” e vão estar presentes mais de três dezenas de produtores e casas agrícolas, chocolate artesanal e empresas do sector. A tradição ribatejana junta-se à inovação dos produtores de vinho e de chocolate. O presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), considera que o certame está mais jovem do que nunca. A inauguração acontece na sexta-feira, 28 de Abril, pelas 14h00, e decorre até 1 de Maio, no Pavilhão Municipal de Exposições.
A câmara investiu na renovação do espaço do Pavilhão Municipal de Exposições e estabeleceu parcerias com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), Instituto da Vinha e do Vinho, ViniPortugal – Associação Interprofissional do Sector Vitivinícola e entidade gestora da Marca Wines of Portugal e com a Região Vitivinícola do Tejo. Também desafiou produtores, convidou enólogos e instituições a estarem presentes. Apostou num conjunto de iniciativas de animação musical, provas e demonstrações de cozinha ao vivo e criou um espaço dedicado aos mais novos e às famílias. O objectivo é que a Festa do Vinho do Cartaxo reafirme a sua notoriedade na região e no país.
A inauguração está marcada para sexta-feira, 28 de Abril, pelas 18h00. Antes, pelas 14h00, realiza-se o seminário “Vinho & Chocolate e a sua relação com a Distribuição” (ver outro texto). Após a inauguração o certame é animado com a Tintus Brass Band e os produtores oferecem aos visitantes os sabores e aromas do vinho e do chocolate. Este ano é o vinho da Adega Cooperativa do Cartaxo que vai ser servido nas tasquinhas.
O espaço de showcooking é inaugurado às 21h00, sendo que os vinhos Lambéria’s são o protagonista escolhido pelos alunos do Curso Vocacional de Serviço de Mesa e Curso Profissional de Restauração, Cozinha e Serviço de Mesa da Escola Secundária do Cartaxo para a segunda prova do dia. A AMPV, que assinala o seu décimo aniversário durante a Festa do Vinho, convidou a banda da Póvoa de Santa Iria, Lucky Duckies, para um concerto a partir das 22h00.
No sábado, 29 de Abril, a partir das 14h00 tem início um dos ateliês de Chocolate Mini-Chef, que vai repetir-se noutros dias. Às 16h00 os mais pequenos sobem ao palco para o Festival de Folclore Infantil. Pelas 17h00 há Prova Comentada de Vinhos a Duas Vozes com os enólogos Carlos Eduardo e Maria Vicente. Antes do jantar ainda há tempo para conhecer as trufas de vinho Minoc, apresentadas pela enóloga Rita Conim, e às 22h00 os Abba Mia apresentam um concerto de Tributo aos ABBA.

Dia do Campino com desfile etnográfico e tourada
No domingo, 30, destaque para a tarde musical a cargo da Tuna da Universidade Sénior do Cartaxo, pelas 16h30. Meia horas depois os vinhos e os doces da Quinta da Alorna são os convidados especiais para a prova comentada do dia com a enóloga Martta Simões. O Coro do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita sobe ao palco com “Musical Cartaxo com História” e a animação da noite fica a cargo da banda Geração XXI, a partir das 22h00. A AMPV leva a cabo a Gala de Comemoração do seu 10º Aniversário que vai decorrer no Centro Cultural do Cartaxo, pelas 21h30, e conta com a participação do Coimbra Gospel Choir.
O último dia do certame, segunda-feira, 1 de Maio, feriado que assinala o Dia do Trabalhador, é dedicado ao campino. A partir das 10h00 as ruas da cidade recebem campinos, amazonas e cavaleiros para um desfile que conta com a participação do Rancho Folclórico do Cartaxo. No recinto da festa realiza-se o Festival de Fandango do Ribatejo, a partir das 15h00. Recorde-se que o município do Cartaxo lidera a candidatura do Fandango a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Pelas 16h00 realiza-se mais um showcooking que convida a experimentar bombons de chocolate com redução de vinho tinto e peras bêbedas com chocolate, confeccionados pela Escola Profissional do Vale do Tejo. A última prova comentada decorre pelas 17h00 e será conduzida pelo enólogo César Machado. Na Praça de Toiros da cidade, a partir das 17h00, há a tradicional Corrida de Toiros do 1º de Maio. A Orquestra Típica Scalabitana sobe ao palco pelas 18h00. O certame encerra pelas 22h00.

Festa do Vinho do Cartaxo aposta na renovação do certame

Mais Notícias

    A carregar...