uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante

Casas da Refer no Entroncamento fechadas com tijolos à espera da demolição

Edição de 26.04.2017 | O MIRANTE dos Leitores

Quem entra no Entroncamento, vindo de Torres Novas e Meia Via, pela Estrada Nacional nº 3, que dentro da cidade tem o nome de Rua Ferreira de Mesquita (recta dos quartéis), depara-se com um espectáculo deprimente de casas desabitadas , umas degradadas e outras relativamente conservadas mas quase todas com portas e janelas tapadas com tijolos. Trata-se de património da Refer, que serviu durante dezenas de anos para alojar funcionários da empresa e cujo destino final irá ser, presumivelmente, a demolição.
No início da rua do lado direito logo a seguir à placa que diz Entroncamento está a antiga Escola Camões e o Bairro com o mesmo nome. Trata-se de um conjunto extremamente degradado cujo destino anda há anos a ser discutido sem solução.
As últimas notícias datam do início de 2015. A Câmara do Entroncamento propôs comprar aquilo tudo pela quantia simbólica de um euro mas a empresa limitou-se a responder que só está disponível para analisar projectos que a Câmara do Entroncamento queira desenvolver para o património ferroviário existente na cidade, nomeadamente para aquele bairro, depois de a autarquia fazer obras de recuperação da escola que integra aquele conjunto habitacional, a qual lhe foi cedida em 1972 com a condição de ser devolvida em bom estado de conservação.
Na prática a resposta é a condenação definitiva à demolição uma vez que a câmara não tem dinheiro para recuperar a escola ou o bairro e a empresa também não.
Fernando de Carvalho

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...