uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Projecto de valorização encerra grutas de Lapas de Maio a Setembro

Projecto de valorização encerra grutas de Lapas de Maio a Setembro

Intervenção, da responsabilidade da Câmara de Torres Novas, visa aumentar a atractividade do local.

As grutas de Lapas, a cerca de dois quilómetros de Torres Novas, vão ser valorizadas, com uma intervenção na ordem dos 70 mil euros paga pelo município. A empreitada adjudicada a uma empresa de Torres Novas – a Eco Edifica, Ambiente e Construções SA. - visa sobretudo criar um percurso de interpretação, com conteúdos da responsabilidade da empresa Maquettree, de Soudos, estando também envolvida nos trabalhos uma arqueóloga de Lapas. A ideia é valorizar as grutas como elemento patrimonial singular e elemento diferenciador na oferta turística regional.
O projecto inclui, além de intervenções físicas, também uma componente de conteúdos, procurando criar novas condições de atractividade e interpretação do conjunto que corresponde ao maior e mais importante sítio nacional com grutas artificiais escavadas em tufo calcário. A intenção é passar dos actuais três mil visitantes ano para os cinco mil, indicou um dos responsáveis do projecto da autarquia, Jorge Simões, durante a apresentação no dia 22 de Abril, em Lapas. O outro responsável é João Paulo Fernandes, também funcionário da Câmara Municipal de Torres Novas.
As obras iniciam-se no final de Maio e têm duração prevista de 90 dias. As grutas serão encerradas ao público no dia 2 de Maio e está prevista a sua reabertura no último fim de semana de Setembro, durante as Jornadas Europeias do Património 2017.
O processo iniciou-se em 2009 com a finalização do levantamento topográfico e cartográfico em 2013. Dois anos depois foi pedido parecer sobre as condições de estabilidade das grutas ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e já em 2017 finalizam-se os projectos de processos administrativos e de submissão de candidatura à medida Renovação de Aldeias – ADIRN-PDR2020.
O espaço terá uma nova entrada e no percurso interno nas galerias a implementar um centro de interpretação interactivo (simples) e bilingue (em português e inglês). Serão realizadas algumas intervenções de consolidação e de apoio à visita no próprio interior das galerias, como substituição das luminárias (LED) e implementação de um plano de emergência que actualmente não existe.
Será implementado um circuito de visita no exterior, no sentido de valorizar o relacionamento do monumento com a aldeia. Prevê-se um percurso simples com um totem à saída do jardim das grutas e sinalética discreta ao nível do solo.
A apresentação do projecto contou com um apontamento musical da SMUT – Sociedade Musical União e Trabalho e com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira e do presidente da União de Freguesias de S. Pedro, Lapas e Ribeira, Júlio Clérigo.

Projecto de valorização encerra grutas de Lapas de Maio a Setembro

Mais Notícias

    A carregar...