uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Pizzólicos visitaram meia Itália até descobrirem a pizza perfeita

Pizzólicos visitaram meia Itália até descobrirem a pizza perfeita

Rúben e Filipa Rosa têm o seu forno a lenha no Sacapeito em Santarém

Pizzólicos é um conceito criado por Rúben e Filipa Rosa dirigido a todos aqueles que gostam de uma pizza artesanal em forno de lenha. Segundo explicam, o processo de fermentação da massa que fazem demora 48 horas, o que permite uma fácil digestão do glúten e origina um sabor único.
“As pizzas são feitas ao estilo napolitano, com farinha italiana, tomate San Marzano e mozzarella 100% fresca. Para este projecto fomos a Itália conhecer uma das mais antigas famílias produtoras de fornos a lenha. Um forno italiano tem a singularidade de atingir facilmente 450°C, cozendo uma pizza em 90 segundos. O nosso pequeno forno de 860 kg foi personalizado com mosaico português pintado à mão, recorrendo a linhas tradicionais em tons de azul e branco”, conta Rúben Rosa.
A viagem a Itália foi em Julho de 2016. Ao longo de 14 dias o casal visitou Pisa, Florença, Nápoles, Roma, San Marino, Bolonha, Modena, Parma, Milão, Alba e muitas outras pequenas povoações mas foi em Nápoles que descobriu aquela que classificaria como a melhor pizza das suas vidas e concluiu que não existe nada melhor que “uma pizza acabada de fazer em forno de lenha”.
As pizzas Pizzólicos são todas do mesmo tamanho, 26 cm de diâmetro e são servidas em caixas personalizadas. Nesta altura são produzidas cinco variedades. A Pizza Ernestina, clássica napolitana com tomate San Marzano, mozzarella fresca e manjericão fresco; a Pizza Chulé, para os amantes de queijos intensos, com queijo azul, cebola e tomate San Marzano; a Pizza Hamukinoko, a favorita das crianças e de muitos graúdos, com fiambre, cogumelos frescos e orégãos, além da mozzarella fresca e tomate San Marzano; a Pizza Má-Raça, para os que gostam de pepperoni e picante, acompanhados de tomate San Marzano, mozzarella fresca e orégãos e a Pizza Olívia Palito, uma opção vegetariana, com courgette, azeitonas, cebola e orégãos. Para acompanhar as pizzas vendem limonadas 100% naturais servidas em copo com tampa e palhinha e água engarrafada.
A food truck dos Pizzólicos encontra-se no passeio das piscinas velhas de Santarém, mesmo em frente ao jardim de infância do Sacapeito, como quem vai das piscinas para a escola Ginestal Machado (Praceta Cidade Badajoz, 12, 2000-217, Santarém). Funciona de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 21h00, na sexta-feira, das 12h30 às 22h00 e ao sábado, domingo e feriados das 17h30 às 21h30. Tem página no facebook (facebook.com/pizzolicos) onde são divulgadas regularmente informações e fotografias.
Rúben Rosa, de 30 anos, é licenciado em Produção Alimentar e é Chef de Cozinha, tendo trabalhado em cozinhas de grandes chefes, tanto em Portugal como em Espanha, Reino Unido, Irlanda e Brasil. Filipa Rosa, também com 30 anos, é engenheira do Ambiente e Fotógrafa.

Pizzólicos visitaram meia Itália até descobrirem a pizza perfeita

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido